A área da saúde é um dos campos que mais exige empatia do profissional para realizar um atendimento de qualidade, pois é preciso lidar com pessoas que com momentos de vulnerabilidade. Assim, um dentista qualificado não deve se preocupar apenas em possuir um diploma, mas também deve sabe como melhorar o atendimento ao paciente.
Portanto, é preciso entender que a fidelização do paciente não depende apenas da qualificação profissional do dentista, mas da experiência do paciente como um todo. Assim, é preciso estar atento a outros fatores que qualifiquem o profissional, como melhorar o atendimento ao paciente, por exemplo.
Mas, como melhorar o atendimento ao paciente pode influenciar na satisfação com o resultado final? É simples. O bom atendimento começa desde o primeiro contato com o paciente e se estende até mesmo depois de seu fim. Dessa forma o paciente se sente mais amparado e satisfeito.
Porém, se você ainda não sabe por onde começar, continue por aqui! Nesse artigo, iremos dar ótima dicas para melhorar o atendimento do consultório e te ajudar a fidelizar inda mais pacientes.
A empatia é a chave do bom atendimento
Como profissional da saúde, é necessário que o dentista entenda que o principal fator que contribui para um bom atendimento ao paciente é a empatia.
Isso porque, quando procura um dentista, na grande maioria das vezes o paciente vive um momento de vulnerabilidade quanto à saúde bucal.
Assim, para que se sinta mais amparado, é preciso que o paciente saiba que o profissional que o trata entende sua situação.
Portanto, o tratamento não deve se limitar aos procedimentos técnicos odontológicos, mas deve se estender a um tratamento de cordialidade e de sensibilidade.
Vale ressaltar que contar com uma equipe bem treinada também proporcionará um atendimento eficiente e de qualidade, para isso é possível realizar cursos de aperfeiçoamento em atendimento ao público.
Passo a passo do atendimento qualificado
Confira os tópicos que serão tratados:
- Pré-atendimento;
- Na sala de espera;
- Cordial e profissional;
- Pós-atendimento.
Pré-atendimento
O pré-atendimento é parte essencial para a satisfação geral do paciente, pois mostra profissionalismo e comprometimento com o caso de cada paciente.
Nessa fase inicial, o dentista deve se preocupar com a simpatia e a cordialidade no momento de marcar a consulta, seja por meio de qualquer meio de comunicação virtual ou pessoalmente.
Esse também é o momento para sanar as dúvidas do paciente quanto ao agendamento e ao cancelamento de consultas, aos tipos de tratamento oferecidos e aos métodos de pagamento.
O profissional também pode oferecer uma visita prévia para que o paciente conheça melhor o consultório e o profissional, transmitindo confiança ao paciente.
Um bom pré-atendimento conta com um lembrete da consulta ao paciente, pouco tempo antes do dia marcado, por ligação ou mensagem.
Na sala de espera
A qualidade no atendimento também pode ser refletida no momento que o paciente aguarda para ser atendido, mais precisamente na sala de espera.
É preciso que o profissional se preocupe em proporcionar o maior conforto possível, utilizando decorações leves e que, de preferência, não remetam tão diretamente à área da saúde, como é o caso de manequins dentários.
Isso poderá ajudar os pacientes que possuem medo da consulta odontológica, proporcionando maior conforto no momento da espera.
Para maximizar a experiência na sala de espera, o dentista poderá fornecer em seu consultório alguns atrativos para promover conforto e entretenimento, como:
- Aparelho televisivo;
- Som ambiente;
- Ponto de Wi-fi;
- Revistas e jornais atualizados;
- Poltronas confortáveis e em número suficiente.
Cordial e profissional
Apesar da cordialidade ser um ponto a favor no momento do atendimento e ser uma estratégia eficaz para melhorar o atendimento do consultório, é preciso estabelecer limites, promovendo uma relação estritamente profissional.
Assim, é importante que o profissional ofereça um atendimento personalizado, levando em conta as necessidades e particularidades de cada paciente, sem, no entanto, invadir sua privacidade.
Pós-atendimento
O pós atendimento é a última etapa para garantir um atendimento eficiente e qualificado.
Assim, o profissional deve se preocupar com a opinião do paciente após a realização da consulta e tratamentos. Para isso, é possível realizar pesquisas utilizando plataformas online ou até mesmo se comunicar diretamente com o paciente, demonstrando preocupação com a experiência oferecida.
Reforçar a imagem do consultório, a pesquisa poderá também auxiliar as questões que podem ser melhoradas, além de destacar os pontos fortes do consultório.
Agora que você já sabe como melhorar o atendimento ao paciente, confira nossos outros artigos para ficar por dentro de mais dicas!