O problema está entre as principais queixas estéticas dos pacientes
O sorriso é nosso cartão de visita, e quando existe algo de errado com ele, é comum que nos incomode. Por isso, a presença de um dente encavalado causa desconforto.
Mas o dente encavalado não é apenas uma questão estética. Ele deve ser tratado pois o alinhamento dos dentes é essencial para a realização de hábitos cotidianos, como mastigar, respirar e falar.
Normalmente, o dente encavalado aparece devido à questões genéticas e hereditárias. Ou seja, a anomalia é passada dos pais para os filhos. A má formação facial também contribui para o desenvolvimento de dentes encavalados.
O apinhamento dentário também pode ser causado por uma série de hábitos e costumes que passam desapercebidos na nossa rotina.
Mas que tal detalharmos melhor as causas dos dentes encavalados, para que você fique por dentro do assunto e consiga entender melhor o problema?
Hábitos parafuncionais
Dentes tortos podem ser fruto de hábitos adquiridos durante nossa vida, principalmente na infância, e que muitas vezes exercemos involuntariamente.
Logo, é bom ficar de olho em costumes como:
- O uso excessivo de chupeta;
- Chupar o dedo;
- Roer unhas, ou objetos como pontas de caneta ou lápis;
- Exercer pressão com a língua sobre os dentes com frequência.
Obviamente o seu dente não entortará imediatamente após a realização dessas ações, porém, a longo prazo, o estrago estético pode ser bastante notável.
Herança genética
Diversos fatores do nosso corpo são determinados por fatores genéticos que recebemos, tanto de nosso pai quanto de nossa mãe. Isso também vale para o tamanho e posicionamento de nossos dentes e da arcada dentária.
Assim, o espaço disponível para o crescimento dos dentes pode ser afetado, fazendo com que eles busquem outro lugar para se alojar. Com isso, podem surgir os dentes encavalados.
Má formação dos ossos da face ou traumatismos
Esses motivos são os menos recorrentes. Apesar disso, uma malformação (por questões genéticas ou problemas no parto) ou um traumatismo (uma pancada ou lesão por exemplo) também são responsáveis pela aparição de dentes encavalados.
Erupção do siso
Em alguns casos, ao nascer, o siso busca espaço para se alojar, o que faz com que ele empurre os outros dentes da boca. Isso pode acontecer com pessoas que nunca apresentaram sinais de apinhamento dentário e também nunca precisaram usar aparelho ortodôntico.
Como tratar os dentes apinhados
Não importa a causa do dente encavalado, o principal tratamento se dá pela utilização do aparelho ortodôntico. O tratamento promove um endireitamento da arcada dentária, o que , por consequência, deixa os dentes alinhados.
Mas lembre-se, esse processo exige paciência. Você deve ser diagnosticado por seu ortodontista, que pode observar o caso e designar o tratamento ortodôntico mais adequado, podendo ser o uso do aparelho móvel ou fixo.
Outra opção que surgiu recentemente no mercado são as placas alinhadoras transparentes. Elas facilitam a higienização bucal, uma vez que são removíveis, e também não causam dores ou incômodos na boca do usuário.
Agora você já sabe como tratar o seu dente encavalado e a importância de manter certos hábitos para deixar seu sorriso impecável.