Muito utilizado principalmente por artistas, é importante em todas as áreas, inclusive da saúde
Montar seu próprio portfólio é nada mais do que dar a todos seus trabalhos a devida divulgação e visibilidade que eles merecem.
Existem diversas plataformas digitais (algumas vezes gratuitas) que permitem que profissionais, estudantes ou qualquer pessoa divulgue seu conteúdo e monte um portfólio.
Um portfólio contém é uma lista ou ainda uma coleção de todo o trabalho já finalizado ou ainda em andamento de cada profissional. O ideal é que esteja relacionado com os objetivos do seu negócio.
Por onde começar a montar o portfólio?
Não há segredo para quem tem interesse em conseguir um espaço para reunir todos seus projetos e resultados.
Uma dica que pode parecer óbvia, mas que às vezes pode te pegar de surpresa é: trabalhe!
No momento em que você for coletar todo seu material, pode acabar percebendo que sua produção é pequena. Ainda assim, o necessário é ter algo para começar.
Todo e qualquer tipo de produção autoral e que você considere relevante para sua carreira profissional deve estar nesse espaço. Por exemplo:
- Trabalhos de faculdade, monografias, teses;
- Desenhos, textos, projetos pessoais;
- Algum trabalho em colaboração que você ajudou um amigo a fazer;
- Trabalhos feitos por meio do regime de freelancer;
- Até mesmo aqueles trabalhos que você já fez quebrando um galho de algum familiar ou parente próximo;
- Produções executadas em locais onde você já tenha trabalhado. Porém, esse só se encaixa caso já tenha alguma experiência profissional anterior.
É sempre importante manter seu portfólio atualizado. Ou seja, com todo seu material mais recente e significativo. Mesmo que ele não tenha sido o mais perfeito.
Iniciantes, estudantes e universitários que ainda estão entrando no mercado de trabalho e muitas vezes procurando por uma vaga de estágio não devem se preocupar. Afinal, o contratante sabe até onde seu currículo pode ir.
O que deve ter no portfólio do dentista?
Para profissionais da área da saúde e da odontologia, é também importante manter um portfólio atualizado e com todo histórico de produção.
Por mais que muitos possuam empregos “fixos” e seguros, em suas próprias clínicas e consultórios, nunca saberemos quando a necessidade irá bater a porta, certo?
Dessa forma, no seu portfólio odontológico é interessante conter todos os cursos desde a instituição de formação, trabalhos voluntários, doutorados, teses defendidas, palestras, tudo mesmo! Esse é o espaço para isso.
Devo montar um portfólio para minha clínica?
A resposta é sim! Ter um local em que você pode expor as qualidades do seu local de trabalho é não só importante na captação de novos funcionários, mas também no alcance de clientes.
O principal objetivo a ser atingido ao criar um portfólio da clínica é simplesmente estender a experiência que o paciente teve no momento em que estava no consultório.
A função desse portfólio é que o paciente possa sair da consulta com um material em mãos. Podendo assim compartilhar com quem quiser e até mesmo pedir ajuda na hora de bater o martelo sobre qual dentista escolher.
Lembrando que o portfólio pode estar incluído em uma plataforma online ou até mesmo o site da sua própria empresa.
Dessa forma, o portfólio é um grande aliado na captação de clientes fiéis e também na hora de realizar parcerias com outras empresas. Invista seu tempo nisso!