Entenda qual a importância do processo de avaliação fornecido pelo board
Os avanços tecnológicos impulsionaram bastante a qualidade do trabalho do ortodontista. Entretanto, assim como qualquer área, é preciso fiscalização. Assim, para mensurar a eficácia dos atendimentos, foi criado o board brasileiro de ortodontia e ortopedia facial.
A ideia para a criação do board brasileiro de ortodontia e ortopedia facial nasceu da necessidade de estimular a obtenção de padrões de excelência clínica no exercício da ortodontia. Mas, afinal, para que serve essa organização?
O board brasileiro de ortodontia e ortopedia facial possui o intuito de avaliar o conhecimento em competência clínicas dos especialistas.
O interessante é que em nosso país, essa foi a primeira vertente da saúde a implementar o processo de avaliação e certificação dos profissionais. Assim, a área está sempre em busca de excelência com ética e respeito.
Quais são os principais objetivos do Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial?
Como já dissemos, de maneira geral, o objetivo do BBO é garantir a qualidade dos serviços odontológicos prestados em nosso país.
Para isso, são desenvolvidas diversas atividades que estimulam a auto-avaliação profissional. Isso também proporciona uma análise mais detalhada do próprio dentista.
Além disso, o BBO tem como finalidade garantir uma certificação de excelência profissional.
Para isso, são fornecidos exames específicos para cada área, para que cada especialista possa demonstrar as qualidades existentes em seu trabalho clínico.
Por que devo me certificar e como é a certificação?
De maneira geral, a certificação impulsiona o seu currículo e traz reconhecimento.
Através dela, todos entendem que aquele profissional se apresentou perante uma comissão examinadora, demonstrando sua total capacidade e qualificação na arte e ciência da ortodontia.
Assim, é possível dizer que essa qualificação indica uma busca incessante por um tratamento ético e muito bem sucedido.
Atestando, portanto, a aptidão do profissional no diagnóstico, planejamento e execução de procedimentos relacionados à ortodontia e ortopedia facial.
Vantagens em ser um ortodontista diplomado pelo Board
Os ortodontistas que se dispõem a se submeter aos exames do BBO, demonstram comprometimento profissional e idoneidade.
Profissionais com comprometimento não medem esforços para utilizarem a melhor evidência científica e alcançarem a excelência no seu trabalho, além de serem atualizados e obstinados pela qualidade.
Pessoas idôneas são aquelas que agem com correção, sem que precisem ser fiscalizados ou cobrados por isto, são reconhecidos pelos princípios morais e atitudes voluntárias.
Logo, profissionais diplomados pelo board fornecem serviços de extrema qualidade ao seus clientes. Isso traz tremendo conforto e tranquilidade para eles.
Logo, podemos afirmar que esse grupo de especialistas é muito bem visto e tende a ser bastante procurado e requisitado no mercado.
Como tirar o meu diploma no Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial?
O procedimento para garantir o diploma envolve:
- Prova escrita;
- Avaliação de casos tratados pelo ortodontista.
Durante a primeira parte do processo, na prova escrita, o dentista deve desenvolver os aspectos mais importantes do tratamento ortodôntico.
Os procedimentos envolvem o diagnóstico, planejamento e técnicas ortodônticas utilizadas frequentemente nos consultórios.
Em seguida, ele está habilitado a apresentar casos clínicos. Assim, ele deve tratar diferentes tipos má oclusões.
As técnicas utilizadas serão avaliadas por uma comissão examinadora do BBO. Caso seja aprovado, recebe o título de “Diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial“. Esse diploma é válido por seis anos.
Após esse período, o ortodontista deverá submeter-se a novo exame do board brasileiro de ortodontia e ortopedia facial, para atestar a eficiência de seu trabalho e manter o status de diplomado.