PACIENTES

Como o espaçador ortodôntico funciona?

Como o espaçador ortodôntico funciona?

O espaçador ortodôntico é muito importante para dar início ao tratamento de correção dos dentes

Para corrigir um sorriso, algumas etapas precisam ser cumpridas. A que mais conhecemos é o uso do aparelho ortodôntico. Mas antes de colocá-lo, muitas vezes os dentistas pedem que o paciente utilize o espaçador ortodôntico.

Diversas pessoas possuem aversão pelo espaçador ortodôntico pelo incômodo que causa. No entanto, esse processo tem grande importância no tratamento ortodôntico.

O espaçador ortodôntico é uma espécie de borrachinha, que é colocada entre os dentes para separá-los. Algumas pessoas têm os dentes com um pequeno espaço entre eles. Por isso, o dentista requisita seu uso com o objetivo de afastá-los para que as bandas, que virão posteriormente, se encaixem melhor.

As bandas ortodônticas são anéis metálicos colados na lateral do dente. Se o paciente possui os dentes muito próximos um dos outros, elas não conseguirão se instalar da maneira adequada.

Por isso, para dar uma boa simetria aos dentes, o dentista pede o uso do espaçador de dente. Dessa forma, quando o paciente for colocar o aparelho fixo posteriormente, seus dentes estarão adaptados para recebê-lo.

Espaçador de dente dói?

Sim, infelizmente o processo traz alguns incômodos ao paciente. Mas o sinal deles é importante! A dor causada significa, neste caso, que está surtindo efeito e os dentes estão se movendo.

O movimento provocado estira as fibras do ligamento periodontal, que são altamente sensíveis.

Se você estiver com muita dor, é aconselhado que tome analgésicos sob orientação de seu dentista, claro. Que pode recomendar algum medicamento específico.

Se automedicar não é a melhor saída. Sempre fale antes com o especialista. Melhor que ninguém, ele saberá o que fazer. Além da dor do espaçamento, algumas pessoas se queixam da presença do elástico.

Fique tranquilo! Ambos os casos têm solução: o tempo.

Com o passar do tempo, você perceberá que o desconforto diminuirá. O espaço entre os dentes vai se dilatar até atingir o tamanho da borrachinha, se estabilizando.

Da mesma forma que sua presença também deixará de ser uma queixa, pois você se acostumará com ela rapidamente. Entretanto, se a dificuldade em manter o expansor for grande e não amenizar, você pode adiantar sua consulta.

Os dentistas advertem que não seja retirado o elástico por conta própria, porque isso atrasaria o tratamento ortodôntico, tendo de recolocá-lo novamente.

Outra funcionalidade

Fora sua funcionalidade nos tratamentos ortodônticos, sua presença pode ser exigida para espaçar os dentes a fim de verificar uma cárie interdental.

Afinal, é a única maneira do profissional visualizar o problema e dar início aos cuidados.

Cuidados com o espaçador

  • Evite alimentos grudentos, como chicletes e balas. Eles podem grudar na borrachinha ou tirá-la de lugar;
  • Não mastigue onde as borrachinhas estiverem;
  • Coma devagar;
  • Não coma alimentos muito duros porque demorarão mais para serem dissolvidos;
  • Pause o uso de fio dental no local onde está o separador ortodôntico, mas use normalmente nos outros dentes;
  • Escove o dente da maneira que está acostumado. Não aplique muita força. Além de agredir sua gengiva, você pode tirar a borrachinha do lugar.

Agora que você entendeu como o espaçador ortodôntico funciona, não deixe de usá-lo corretamente. Todo esforço valerá a pena para alcançar um sorriso perfeito!

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também