Tremor nos lábios pode estar associado ao estresse

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Lábios tremendos podem ser agravados pela sensação de medo, pela ansiedade ou pelo estresse

Sentir espasmos pelas mais diversas áreas do corpo é comum a qualquer pessoa. Porém, se eles se tornam recorrentes, é difícil ignorá-los. É por isso que muitos se preocupam com o tremor nos lábios.

Nos casos mais graves, o tremor nos lábios pode atrapalhar a realização de tarefas vitais, como falar ou comer. Existem, inclusive, tratamentos junto a fonoaudiólogos justamente para quem passa por esse tipo de situação.

Tremor nos lábios, na maioria das vezes, não representa uma ameaça à saúde da pessoa. Contudo, pode se tornar um incômodo e ser motivo de constrangimento social.

Causas do Tremor nos Lábios

Em geral, o espasmo nos lábios é comum e não tem causa definida. Essa situação pode ser agravada pelo frio, pela idade ou pelas sensações de medo e ansiedade.

Nesses casos, a tremedeira não tende a evoluir para nenhum outro quadro que ameace a saúde.

Contudo, é importante se manter atento à questão, uma vez que tremor constante nos lábios pode ser sinal de doenças que afetam o organismo. Uma delas é a distonia orofacial.

A distonia orofacial é uma das doenças dentro do grupo de distonias focais. As distonias focais são caracterizadas por serem contrações musculares que atingem apenas uma parte do corpo e têm origem genética.

Elas se desenvolvem de forma mais comum na idade adulta, e seu início costuma não ser percebido.

Porém, com o passar do tempo e o agravamento do quadro, elas podem causar dor para os músculos afetados e até progredir para outras musculaturas.

Dessa maneira, a distonia orofacial é responsável por provocar espasmo nos músculos da região inferior da face, como os lábios, boca, língua e mandíbulas.

Entre os riscos dessa condição, podemos citar o desenvolvimento de dificuldade para mastigar, abrir a boca, deglutir alimentos e até mesmo articular as palavras.

Tratamento para Tremor nos Lábios

Em casos de tremores causados por estresse ou ansiedade, algumas medidas podem ser úteis para controlá-los. Terapias de controle emocional, por exemplo, podem ser de grande ajuda.

Além disso, uma boa dica é procurar por formas de evitar o estresse. Passar algum tempo com amigos e família, ouvir músicas ou reduzir a carga de trabalho são algumas alternativas.

Já em casos de distonia orofacial, existem diversos tratamentos que visam o alívio dos sintomas.

Um deles é a aplicação de Botox! Sim, a inserção de toxina botulínica, o famoso Botox, nos músculos afetados pelo problema podem aliviar o tremor.

Ainda, o dentista pode indicar o uso de algum relaxante muscular. Entre os tratamentos terapêuticos, boas opções são a fisioterapia ou a realização de massagens e alongamentos na região atingida.

Em casos mais graves, a solução pode ser um procedimento cirúrgico. Ele consiste na implantação de eletrodos em uma parte do cérebro e no peito. Desse modo, os eletrodos são responsáveis por estimular o cérebro.

Consulte um especialista de confiança para que ele indique a melhor maneira de tratar cada caso de tremor nos lábios.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

One Reply to “Tremor nos lábios pode estar associado ao estresse”

  1. Eu fumo isso pode uma causa para meus lábios terem contrações que são recentes e está incomodando e também sinto na boca como se tivesse comido um caqui verde como dizem ,amarrando.Gostei do esclarecimento mas deve procurar um médico?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.