Tipos de sorriso: conheça os principais e seus significados

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda sobre os 19 tipos de sorriso e as emoções que eles podem revelar

Você sabia que existem diversos tipos de sorriso? É isso mesmo. E o interessante é que cada um  representa um  sentimento referente ao momento em que são utilizados.

Surpreendentemente, em meio aos diversificados tipos de sorriso, poucos possuem relação direta com o sentimento de felicidade.

Existem 19 tipos de sorriso, definidos a partir de um estudo da BBC americana. Alguns deles podem indicar momentos de alegria, porém a grande parte serve apenas como máscaras que as pessoas utilizam diante de determinadas situações.

Os tipos de sorriso

Como já dissemos, existem 19 maneiras diferentes de sorrir. Entretanto, apenas 6 delas indicam alegria e o bem- estar.

Para você entender um pouquinho melhor sobre o que estamos falando, elaboramos uma lista apresentando os detalhes dos principais modelos de sorriso existentes:

Sorriso Duchenne

A origem de seu nome é curiosa e até mesmo triste. A designação “homenageia” um neurologista do século XIX chamado Duchenne de Boulogne.

Ele realizava alguns procedimentos experimentais em seus pacientes, que infelizmente obtinham esse tipo de sorriso como efeito colateral.

Contudo, esse modo de sorrir é bastante associado a momentos autênticos de prazer e euforia. Ele se caracteriza por ser bem largo e intenso.

O sorriso de Duchenne envolve diversos músculos da face, entre eles os da bochecha e os envolta dos olhos. Por isso, a alegria da pessoa acaba ficando bastante evidente.

Sorriso de comoção

Aqui encontramos um sorriso associado a momentos de bastante emoção. Sempre que nos emocionamos, exibimos em nossa face um modo único de sorrir.

Ele possui a característica de ser bastante evidente e sincero. Além disso, complementando esse sorriso, as pálpebras costumam se levantar também.

Sorriso mau

Essa maneira de sorrir aplica-se quando o indivíduo tem prazer ou satisfação em ver algo ruim acontecendo. Em resumo, a pessoa ri da desgraça alheia.

Porém, como esta é uma atitude deplorável, geralmente a pessoa tende a esconder esses sorrisos. Ficando, assim, com uma risada estagnada e, até mesmo, meio macabra.

Sorriso de medo

Como o próprio nome diz, o sorriso de medo está relacionado a situações amedrontadoras. Alguns estudiosos apontam até mesmo que esta ação está ligada a uma herança deixada pelos chimpanzés.

Ele acaba sendo bastante evidente, pois ao realizá-lo, mostramos uma área bem grande dos dentes, e os lábios são praticamente puxados e esticados para trás. Dessa maneiras, a gengiva acaba ganhando destaque.

Sorriso falso

Esse sorriso é uma tentativa de cópia do sorriso Duchenne. As pessoas costumam utilizar tanto essa reprodução durante a vida, que o sorriso falso chega até a ser convincente.

A diferenciação ocorre pela observação da situação em que a pessoa se encontra. Geralmente, ele não ocorre de forma tão natural e no timing correto, como um legítimo sorriso Duchenne.

Sorriso qualificador

Esse sorriso visa demonstrar empatia aos demais envolvidos na conversa. Geralmente, é utilizado para a transmissão de notícias ruins e difíceis.

É comum estar acompanhado por um aceno de cabeça. Desse modo, os lábios se levantam um pouco, mas não o suficiente para evidenciar os dentes.

Sorriso sedutor

Esse tipo de sorriso costuma acompanhar uma situação de flerte, quando você está interessado em alguém. Para diversas pessoas, esse modelo se assemelha bastante ao sorriso da Monalisa, obra marcante de Leonardo da Vinci.

Ele é bastante sutil, sedutor e exala um ar de mistério. Comumente é acompanhado de um olhar para a pessoa em questão.

Sorriso de desprezo

Ele parece um pouco com o sorriso sedutor, porém não se iluda. Assim, ele indica sentimento de desgosto e ressentimento, uma espécie de julgamento.

A questão é que, diferentemente da maioria dos tipos de sorriso, aqui a boca não se curva tanto para cima, e os lábios costumam ficar comprimidos.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.