Telerradiografia entrega imagens em tamanho real

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Imagens em tamanho real? Confira as vantagens dessa tecnologia para os dentistas

Já conversamos aqui sobre a importância da radiologia na odontologia. São as imagens desses exames que garantem um diagnóstico mais exato e o tratamento certo. E foi pensando nisso que a telerradiografia foi criada.

Você se interessa pelas novas opções de exame oferecidas pela odontologia moderna? Então acompanhe esse artigo para saber as vantagens e como funciona a telerradiografia.

Telerradiografia é um exame radiológico oferece uma imagem em tamanho real. Isso é possível graças a distância entre a fonte emissora dos raios e o paciente.

O exame é amplamente usado entre odontologistas para entender a relação entre os ossos da face e os dentes antes de cirurgias muito invasivas, como a ortognática.

Quais as vantagens da Telerradiografia?

Imagine que você tem um caso complicado nas mãos. A cirurgia tem tudo para ser extensa, já que vários detalhes serão trabalhados. Um bom exame pré-operatório pode te preparar melhor para enfrentar esse procedimento e reduzir os riscos.

A teleradiografia é um desses exames. Por colocar as imagens em tamanho real, o dentista pode ter uma visão exata e detalhada da região que será operada, a dimensão do problema e quais os melhores mecanismos para resolve-lo.

Existe mais de um tipo de telerradiografia?

Sim! Existem dois tipos mais comuns de telerradiografias: as laterais e as frontais.

Cada uma delas é usada para análise de uma questão e podem ser exigidas para uma mesma cirurgia, já que definem todo o rosto com suas imagens.

Entenda as especificações de cada uma:

Telerradiografia Lateral

Esta técnica permite uma avaliação do crescimento e desenvolvimento da maxila e mandíbula em relação a base do crânio, além do estudo da adenoide, processos patológicos e traumatismos.

Com esta radiografia são realizadas análises cefalométricas. Feitas através de marcações de pontos padronizados, traçados e medidos, é possível fazer uma avaliação mais apurada do padrão dento esquelético facial do paciente.

É amplamente utilizada pela ortodontia e para casos de cirurgia.

Telerradiografia Frontal

Essa radiografia permite avaliar o crescimento lateral do crânio e a simetria do lado direito com o lado esquerdo. Ela auxilia no planejamento ortodôntico, em casos de pacientes com traumatismo e para cirurgias ortognáticas.

Há outras técnicas além das tradicionais?

Sim. Elas são menos comuns por sua especificidade. São muito similares a frontal e a lateral, mas costumam ter uma região específica como foco, diferente das tradicionais, que avaliam o quadro como um todo. São elas:

Póstero-Anterior de Mandíbula:

A técnica é usada para a visualização do osso mandibular em toda a sua extensão. Ela ajuda no diagnóstico de fraturas e expansões corticais ósseas, dentre outros.

Póstero-Anterior Waters:

A técnica é usada para o diagnóstico de algumas doenças, como: sinusites maxilares e presença de corpos estranhos. Também identifica fraturas nos seios paranasais, etmoidais e maxilares no sentido póstero-anterior.

Antero-Posterior de Towne:

A técnica é usada para a visualização e análise da parte posterior do crânio, além dos côndilos e do seio frontal.

Existem diversas clínicas que já fazem uso da telerradiografia. Se você é um ortodontista ou trabalha com cirurgias bucais, vale a pena investir na técnica como um dos seus exames pré-operatórios!

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.