Imagens em tamanho real? Confira as vantagens dessa tecnologia para os dentistas
Já conversamos aqui sobre a importância da radiologia na odontologia. São as imagens desses exames que garantem um diagnóstico mais exato e o tratamento certo. E foi pensando nisso que a telerradiografia foi criada.
Você se interessa pelas novas opções de exame oferecidas pela odontologia moderna? Então acompanhe esse artigo para saber as vantagens e como funciona a telerradiografia.
Telerradiografia é um exame radiológico oferece uma imagem em tamanho real. Isso é possível graças a distância entre a fonte emissora dos raios e o paciente.
O exame é amplamente usado entre odontologistas para entender a relação entre os ossos da face e os dentes antes de cirurgias muito invasivas, como a ortognática.
Quais as vantagens da Telerradiografia?
Imagine que você tem um caso complicado nas mãos. A cirurgia tem tudo para ser extensa, já que vários detalhes serão trabalhados. Um bom exame pré-operatório pode te preparar melhor para enfrentar esse procedimento e reduzir os riscos.
A teleradiografia é um desses exames. Por colocar as imagens em tamanho real, o dentista pode ter uma visão exata e detalhada da região que será operada, a dimensão do problema e quais os melhores mecanismos para resolve-lo.
Existe mais de um tipo de telerradiografia?
Sim! Existem dois tipos mais comuns de telerradiografias: as laterais e as frontais.
Cada uma delas é usada para análise de uma questão e podem ser exigidas para uma mesma cirurgia, já que definem todo o rosto com suas imagens.
Entenda as especificações de cada uma:
Telerradiografia Lateral
Esta técnica permite uma avaliação do crescimento e desenvolvimento da maxila e mandíbula em relação a base do crânio, além do estudo da adenoide, processos patológicos e traumatismos.
Com esta radiografia são realizadas análises cefalométricas. Feitas através de marcações de pontos padronizados, traçados e medidos, é possível fazer uma avaliação mais apurada do padrão dento esquelético facial do paciente.
É amplamente utilizada pela ortodontia e para casos de cirurgia.
Telerradiografia Frontal
Essa radiografia permite avaliar o crescimento lateral do crânio e a simetria do lado direito com o lado esquerdo. Ela auxilia no planejamento ortodôntico, em casos de pacientes com traumatismo e para cirurgias ortognáticas.
Há outras técnicas além das tradicionais?
Sim. Elas são menos comuns por sua especificidade. São muito similares a frontal e a lateral, mas costumam ter uma região específica como foco, diferente das tradicionais, que avaliam o quadro como um todo. São elas:
Póstero-Anterior de Mandíbula:
A técnica é usada para a visualização do osso mandibular em toda a sua extensão. Ela ajuda no diagnóstico de fraturas e expansões corticais ósseas, dentre outros.
Póstero-Anterior Waters:
A técnica é usada para o diagnóstico de algumas doenças, como: sinusites maxilares e presença de corpos estranhos. Também identifica fraturas nos seios paranasais, etmoidais e maxilares no sentido póstero-anterior.
Antero-Posterior de Towne:
A técnica é usada para a visualização e análise da parte posterior do crânio, além dos côndilos e do seio frontal.
Existem diversas clínicas que já fazem uso da telerradiografia. Se você é um ortodontista ou trabalha com cirurgias bucais, vale a pena investir na técnica como um dos seus exames pré-operatórios!