Técnica da força balanceada é importante no tratamento endodôntico

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda a importância da Técnica de Força Balanceada

Sabe-se que a preparação biomecânica ou a instrumentação do canal radicular, é uma das fases mais importantes do tratamento endodôntico. Dentre as diversas técnicas utilizadas nesse procedimento, hoje iremos falar da técnica da força balanceada.

A técnica da força balanceada foi desenvolvida por Roane, em 1985, com objetivo do aprimoramento do processo de instrumentação do canal radicular.

Técnica da força balanceada consiste na limpeza do canal radicular utilizando instrumentos do tipo lima Flex-R, desenvolvidos especificamente para a remoção de detritos e molde das paredes do canal.

O Que é Preparação Biomecânica?

O preparo dos canais radiculares, processo mais comumente chamado de instrumentação do canal radicular, nada mais é que a limpeza de detritos e modelagem das paredes do canal radicular.

Trata-se de uma das fases mais importantes do tratamento endodôntico, pois, por meio dessa preparação, é possível remover infecções ou uma poupa dentária inflamada, por exemplo.

Além disso, a modelagem dessas paredes possibilita um espaço ideal e favorável à obturação. Ela também é responsável pela remoção de tecidos alterados ou não no interior dessas paredes.

Portanto, a preparação biomecânica dos canais radiculares é essencial para eficácia de qualquer tratamento endodôntico.

Deste modo, desenvolveram-se no decorrer do tempo inúmeras técnicas em busca de obter a preparação ideal. Confira alguma dessas técnicas:

  • Técnica de força balanceada
  • Técnica escalonada, ou “Step-Back”
  • Técnica Crown Down
  • Técnicas motorizadas
  • Técnica de alargamento coronal, ou “Flared-Technique”
  • Técnicas rotativas mecanizadas (Ni-Ti)
  • Limagem anti-curvatura

O sucesso do tratamento endodôntico não depende unicamente da técnica utilizada.

A qualidade da preparação biomecânica depende também, além da técnica, da preparação do profissional que as aplica, bem como da qualidade e concepção dos instrumentos utilizados.

Como funciona a técnica da força balanceada?

Primeiramente, é preciso falar do material usado para essa técnica.

As limas Flex-R foram desenvolvidas especialmente para o uso da técnica da força balanceada. Esse instrumento é do tipo das limas K. Sua principal característica é sua ponta parabólica não-cortante.

Essa ferramenta é fabricada a partir de um bastão aço inoxidável piramidal de base triangular que não é rodada sobre seu eixo.

A vantagem desse instrumento em relação aos outros é que ele possui maior flexibilidade e capacidade de corte. Além disso, por possuir um ponta elíptica não cortante, pode atuar como guia sem danificar os canais.

Para realização da técnica da força balanceada, primeiramente é necessário que o especialista verifique, baseando-se na odontometria, por meio de radiografia, o comprimento do dente.

O especialista será orientado através dessa medida, que se chama Comprimento Provisório do Trabalho (CTP).

Seguidamente, a técnica balanceada de Roane desenvolve-se nos seguintes passos:

  1. Introdução do instrumento no canal com pressão apical controlada com rotação horária.
  2. Em seguida, exerce-se uma pressão apical maior, rotacionando o instrumento em sentido horário, a fim de suscitar o corte de dentina.
  3. Logo após, realiza-se a remoção, rotacionando em sentido horário, deixando o instrumento livro no canal e tração coronária.
  4. Os passos devem ser repetidos, progredindo-se no sentido apical. até que o comprimento do trabalho seja atingido (CTP).

A Técnica da Força Balanceada, quando comparada às outras, é simples e prática, mas deve ser realizada com o devido cuidado e atenção de um procedimento tão importante da endodontia.

Valdir de Oliveira
Valdir de Oliveira
Valdir de Oliveira é cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Possui especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Também é professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial e Harmonização Orofacial e voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil). Com o registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860, Valdir integra a equipe odontológica do Instituto Bernal e Oliveira, que está localizado na Avenida dos Imarés, 572A - Indianópolis, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.