Surto de crescimento puberal influencia na formação dentária

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como o surto de crescimento puberal se relaciona com a área da odontologia

No período de desenvolvimento, as crianças e adolescentes (como é de se esperar) crescem. E, é nesta fase, que a criança apresenta o surto de crescimento puberal.

No entanto, não há uma idade específica para o início do surto de crescimento puberal. Os profissionais da área da saúde, inclusive os da odontologia, precisam ficar atentos a ele.

O surto de crescimento puberal é um estágio do desenvolvimento na fase infantil para a fase adolescente. Esse estágio é marcado pelo crescimento ósseo

Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre o surto de crescimento puberal na odontologia. Vamos começar?

Como é Medido o Surto de Crescimento Puberal?

O surto acontece de forma diferente em cada caso clínico.

Por isso, não se desespere se o seu ou sua filha não estejam ainda apresentando os sinais de desenvolvimento. Procure pelo médico de confiança e converse com ele!

Para estudar o surto de crescimento puberal do paciente, o profissional pode realizar uma avaliação sobre os ossos.

Desse modo, os centros de ossificação são analisados e, desse modo, são estabelecidos os níveis do estágio do desenvolvimento.

A forma de analisar o desenvolvimento dentário é pelo estudo da mineralização dentária. Para isso, os profissionais da odontologia usam radiografias, como as panorâmicas e periapicais.

Assim, os cirurgiões-dentistas analisam as etapas do estágio de nolla. Elas são:

0. Ausência de cripta;

1. Presença de cripta;

2. Começo da calcificação;

3. Formação de 1/3 da coroa;

4. Formação de 2/3 da coroa;

5. Formação quase completa da coroa;

6. Formação completa da coroa;

7. Formação de 1/3 da raiz;

8. Formação de 2/3 da raiz;

9. Formação da raiz quase completa. Além disso, o ápice está aberto;

10. Formação da raiz completa. Agora, o ápice está fechado. É nessa fase que a rizogênese se completa.

Importante: a velocidade do processo de desenvolvimento varia de pessoa para pessoa.

Relação com a Área da Odontologia

Durante o desenvolvimento, os profissionais analisam a idade óssea e idade dentária da criança. É após as análises que o ortodontista consegue realizar o planejamento de tratamentos ortodônticos, por exemplo.

Mas por que isso? É a partir do nível de crescimento que o ortodontista consegue, por exemplo, visualizar possíveis mudanças nas características orofaciais que indiquem melhora ou piora na oclusão dentária.

Os ortodontistas são os profissionais responsáveis pela verificação e análise de más formações e alterações nas arcadas dentárias. E a oclusão dentária é o contato entre a parte superior e inferior da arcada dentária.

Assim, o surto pode determinar se haverá mudanças na oclusão. Se houver malefícios, o profissional pode, então, indicar o tratamento ortodôntico. Nele, o paciente usará:

  • Aparelho ortodôntico móvel; ou
  • Aparelho ortodôntico fixo.

No entanto, o tratamento vai ser diferente para cada adolescente. Isso porque, como já vimos, o surto de crescimento varia de pessoa para pessoa.

Mas lembre-se: é ideal você conversar com o médico ou dentista de confiança sobre o surto de crescimento puberal do adolescente e da criança. Por isso, marque consultas para o acompanhamento profissional.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.