Confira aqui como o surto de crescimento puberal se relaciona com a área da odontologia
No período de desenvolvimento, as crianças e adolescentes (como é de se esperar) crescem. E, é nesta fase, que a criança apresenta o surto de crescimento puberal.
No entanto, não há uma idade específica para o início do surto de crescimento puberal. Os profissionais da área da saúde, inclusive os da odontologia, precisam ficar atentos a ele.
O surto de crescimento puberal é um estágio do desenvolvimento na fase infantil para a fase adolescente. Esse estágio é marcado pelo crescimento ósseo
Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre o surto de crescimento puberal na odontologia. Vamos começar?
Como é Medido o Surto de Crescimento Puberal?
O surto acontece de forma diferente em cada caso clínico.
Por isso, não se desespere se o seu ou sua filha não estejam ainda apresentando os sinais de desenvolvimento. Procure pelo médico de confiança e converse com ele!
Para estudar o surto de crescimento puberal do paciente, o profissional pode realizar uma avaliação sobre os ossos.
Desse modo, os centros de ossificação são analisados e, desse modo, são estabelecidos os níveis do estágio do desenvolvimento.
A forma de analisar o desenvolvimento dentário é pelo estudo da mineralização dentária. Para isso, os profissionais da odontologia usam radiografias, como as panorâmicas e periapicais.
Assim, os cirurgiões-dentistas analisam as etapas do estágio de nolla. Elas são:
0. Ausência de cripta;
1. Presença de cripta;
2. Começo da calcificação;
3. Formação de 1/3 da coroa;
4. Formação de 2/3 da coroa;
5. Formação quase completa da coroa;
6. Formação completa da coroa;
7. Formação de 1/3 da raiz;
8. Formação de 2/3 da raiz;
9. Formação da raiz quase completa. Além disso, o ápice está aberto;
10. Formação da raiz completa. Agora, o ápice está fechado. É nessa fase que a rizogênese se completa.
Importante: a velocidade do processo de desenvolvimento varia de pessoa para pessoa.
Relação com a Área da Odontologia
Durante o desenvolvimento, os profissionais analisam a idade óssea e idade dentária da criança. É após as análises que o ortodontista consegue realizar o planejamento de tratamentos ortodônticos, por exemplo.
Mas por que isso? É a partir do nível de crescimento que o ortodontista consegue, por exemplo, visualizar possíveis mudanças nas características orofaciais que indiquem melhora ou piora na oclusão dentária.
Os ortodontistas são os profissionais responsáveis pela verificação e análise de más formações e alterações nas arcadas dentárias. E a oclusão dentária é o contato entre a parte superior e inferior da arcada dentária.
Assim, o surto pode determinar se haverá mudanças na oclusão. Se houver malefícios, o profissional pode, então, indicar o tratamento ortodôntico. Nele, o paciente usará:
- Aparelho ortodôntico móvel; ou
- Aparelho ortodôntico fixo.
No entanto, o tratamento vai ser diferente para cada adolescente. Isso porque, como já vimos, o surto de crescimento varia de pessoa para pessoa.
Mas lembre-se: é ideal você conversar com o médico ou dentista de confiança sobre o surto de crescimento puberal do adolescente e da criança. Por isso, marque consultas para o acompanhamento profissional.