PACIENTES

Cuidados com o sulco gengival evitam problemas bucais

Cuidados com o sulco gengival evitam problemas bucais

Sulco gengival precisa estar limpo para evitar o acúmulo de bactérias

Diversos elementos compõem a nossa cavidade oral, como dentes, polpa dentária, raízes, entre outros. O sulco gengival também é uma dessas estruturas importantes da nossa boca.

Todo o cuidado com os elementos bucais são importantes para manter uma saúde bucal perfeita. Inclusive cuidar do sulco gengival! Mas, afinal, o que é isso?

O sulco gengival é o espaço entre o dente e o tecido da gengiva. É preciso ficar atento se esse espaço está limpo e não está acumulando bactérias que formam a placa bacteriana. Por conta da concentração dessa placa, é possível que problemas bucais se proliferem nesse espaço.

Qual a estrutura?

O sulco gengival fica entre o espaço limitado pelo conjunto dentário e pelo epitélio gengival. O sulco tem o valor médio de 3 mm de profundidade.

Essa estrutura tem as seguintes características:

  • Não apresenta queratinização;
  • O seu espaço intercelular é amplo;
  • Há a presença de células inflamatórias, que são os neutrófilos;
  • Não tem papilas conjuntivas; e
  • A base do sulco é originada a partir do epitélio juncional.

Problemas

Quando não cuidamos do espaço do sulco gengival, as bactérias conseguem se proliferar nesse local. Assim, acontece um acúmulo dessas bactérias.

Consequentemente, essas bactérias inflamam a área da gengiva e causam a gengivite. Ela é uma alteração na boca que causa vermelhidão, inchaço, dor e até sangramento.

A gengivite é apenas o estágio inicial do que chamamos de doenças periodontais. Por isso, caso a gengivite não seja tratada, ela evolui e desenvolve a periodontite e a periodontite avançada.

Nesses casos, o ideal é entrar em contato com um profissional especializado na área de periodontia. Ele trata de problemas envolvendo a gengiva.

Como cuidar da saúde bucal?

É sempre preciso tomar cuidados especiais com a higiene oral para diminuir os riscos de problemas futuros. Assim, separamos algumas recomendações para você começar a seguir.

Escove os dentes depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir. Além disso, faça movimentos suaves e circulares no espaço ao redor do dente. Esse movimento evita que bactérias fiquem alocadas no sulco gengival.

Lembre de sempre escovar a língua. Ela tem bactérias que podem fazer mal à saúde, mas é importante não passar a escova muito bruscamente.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

Além disso, o seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal todos os dias.

Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada. Por isso, consuma bastante vitaminas e nutrientes.

Não abuse de alimentos com muito açúcar, nem os muitos gordurosos. Além disso, não esqueça de se manter hidratado sempre que puder.

Com uma saúde bucal em dia, você pode manter equilíbrio agradável na sua boca e no sulco gengival para manter um sorriso perfeito.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também