Utilização da subtração radiográfica digital em odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Método possibilita comparação entre duas imagens radiográficas

A radiografia representa um grande avanço para a área da odontologia. Isso porque a técnica possibilita que o profissional tenha acesso ao interior da boca do paciente de forma detalhada. Isso inclui até mesmo as regiões que não podem ser vistas pelo olho humano. Como um avanço da tecnologia, e para apoiar ainda mais o trabalho odontológico, está a subtração radiográfica digital.

Entenda mais sobre a técnica da subtração radiográfica digital e suas diversas vantagens.

Subtração radiográfica digital é uma técnica que pode ser utilizada para a realização de exames de imagens odontológicos.

Características da Subtração Radiográfica Digital

A principal característica da radiografia por subtração digital é a possibilidade de visualizar alterações entre duas imagens radiográficas anteriores.

Em geral, essas alterações não podem ser vistas por meio do olho humano.

Isso acontece por meio de uma sobreposição de imagens feitas pelo próprio computador.

Posteriormente, a máquina subtrai pixel por pixel e forma uma nova imagem que indica a localização das alterações entre as duas imagens originais.

Desse modo, as alterações podem ser representadas em preto ou branco, dependendo de cada caso.

Para bom funcionamento do método, além da máquina radiográfica, é necessário o uso de um programa específico que compara radiografias idênticas.

Vantagens da Subtração Radiográfica Digital

A técnica que se utiliza da subtração digital de imagens é vantajosa para os procedimentos odontológicos, uma vez que reduz os possíveis erros característicos de outras técnicas radiográficas.

Isso porque o método garante a reprodutibilidade geométrica entre as duas imagens.

Em geral, essa reprodutibilidade é difícil de conquistar ao utilizar outras maneiras de radiografias intraorais. Isso inclui até mesmo aquelas que fazem uso de posicionadores de filme.

Indicação da Subtração Radiográfica Digital

No ramo da odontologia, o método é extremamente útil para o monitoramento do reparo ósseo de lesões periapicais após um tratamento endodôntico.

Além disso, o equipamento pode ser utilizado para acompanhar o avanço ou retrocesso de lesões ocasionadas por doenças periodontais ou pela cárie dentária.

Ambas as situações são provocadas pelo acúmulo de bactérias nocivas na boca do paciente. Esse acúmulo, por sua vez, é fruto de maus hábitos de higiene oral.

Por conta da possibilidade de acompanhar de maneira detalhada a perda ou ganho de estruturas ósseas na boca do paciente, é comum o uso da subtração radiográfica digital em implantodontia.

Assim, é possível ao profissional avaliar o sucesso ou o fracasso da colocação de implantes dentários. O implante dentário consiste em um pino fabricado em titânio, com formato semelhante a um parafuso.

Quando fixado ao osso maxilar ou mandibular, o implante odontológico serve para apoiar próteses dentárias.

Desse modo, os implantes podem ser fixados em pacientes que contam ou não com uma boa condição óssea.

Contudo, no caso dos pacientes que não possuem uma boa condição óssea, é necessário realizar um enxerto ósseo.

O enxerto ósseo é um preenchimento de cavidades com osso do próprio paciente ou artificial.

Os profissionais que visam oferecer tratamentos com melhores resultados e utilizar os avanços tecnológicos no ramo da odontologia a benefício próprio, precisam conhecer mais sobre a subtração radiográfica digital.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.