Solvente de guta percha: saiba quais são os melhores

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Solvente de guta percha de óleo de laranja pode ser a melhor opção para retratamento de canal

Apesar e toda a tecnologia que temos à disposição do mercado odontológico, nem sempre todo o procedimento realizado dá 100% certo, não é? É o caso, por exemplo, do tratamento endodôntico que, muitas vezes, precisa ser refeito. Assim, com o objetivo de realizar a desobturação do canal radicular, existe o solvente de guta percha.

Atualmente, o mercado odontológico dispõe de diversos tipos de solvente de guta percha. Essa gama de opções pode ser essencial para o êxito do trabalho, já que o esvaziamento do canal radicular pode não ser tão simples, pois são vários os tipos de cimentos e cones de guta percha ou prata.

O solvente de guta percha é um agente utilizado no esvaziamento do canal radicular quando se tem um insucesso durante um procedimento endodôntico que, por sua vez, pode ter diversas causas. Esse agente é utilizado para dissolver o cimento e guta percha presentes no canal radicular para, então, viabilizar o retratamento desse canal.

Entretanto, existe uma discussão a respeito dos tipos de solventes de guta percha na realização do retratamento endodôntico. Ela gira sobre questões como qual o melhor solvente e também sobre o fato de alguns deles serem considerados tóxicos ao ser humano.

Guta Percha

A guta percha é um produto de secreção vegetal amplamente utilizado em tratamentos endodônticos, especificamente no tratamento de canal radicular.

Sua utilização é sempre realizada associada a pastas e cimentos. Suas principais vantagens são:

  • Facilidade de remoção;
  • Radiopacidade adequada;
  • Estabilidade físico-química;
  • Boa tolerância tecidual.

Tipos de Solvente

Como dito anteriormente, o mercado de produtos odontológicos dispões de grande variedade de solventes.

A discussão em torno dos tipos de solventes utilizados para amolecer guta percha se dá pela comprovação de que algum deles podem ser tóxicos. Veja quais são eles:

  • Clorofórmio
  • Terebintina
  • Halonato
  • Acetona
  • Xilol

Todos os solventes acima são altamente eficazes para dissolver a guta percha, Porém, sabe-se que eles são tóxicos para o organismo, podendo apresentar até mesmo suspeita de serem cancerígenos.

Além disso, sua utilização pode apresentar, ainda, riscos de irritação periapical.

Por exemplo, podemos citar o clorofórmio como o melhor solvente de guta percha disponível no mercado.

No entanto, em 1974, foi comprovado por meio da realização de testes aplicados pela Food and Drug Administration (FDA) que tal solvente possui potencial cancerígeno.

Desde então, como uma alternativa ao uso dos solventes citados, outros materiais solventes vêm sido utilizados como desobturador de canal. Esses materiais alternativos são o óleo de laranja e o óleo de eucalipto.

  • Eucaliptol: é o óleo essencial de eucalipto utilizado em grande escala pela classe odontológica. Apesar de atuar muito bem como solvente, possui o ponto negativo de ser de fácil evaporação e lento no processo de dissolução
  • Óleo de laranja doce: depois do clorofórmio, é considerado um dos melhores solventes, além de não apresentar nenhuma toxidade. Além disso, possui alto poder de dissolução do cimento de óxido de zinco-eugenol (tal feito não é possível com outros tipos de dissolventes, fora o clorofórmio), sendo que seu tempo de dissolução para esse cimento é o menor gasto em comparação com outros. Na guta percha, porém, possui resultados semelhantes ao Eucaliptol.

Concluímos assim que a grande variedade de solvente de guta percha pode ser importante, mas sua escolha, no entanto, deve ser muito bem pensada e balanceada, sendo necessário que o dentista esteja muito bem informado.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!