Solda a laser auxilia na montagem de prótese dentárias

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda quais são as vantagens oferecidas pelo procedimento

Atualmente, as mais diversas áreas da indústria estão aderindo a tecnologia de solda a laser. E a odontologia não fica de fora, como veremos no decorrer deste artigo.

A solda a laser vem se popularizando, pois apresenta algumas vantagens quando comparada ao sistema de solda convencional.

Solda a laser é um instrumento que utiliza o calor propagado pelo laser para soldar peças metálicas de todas as ligas odontológicas.

Para que a solda a laser é utilizada na odontologia?

Na odontologia, a solda a laser é utilizada principalmente na manufatura dos mais diversos tipos de próteses dentárias.

Além disso, o instrumento pode auxiliar na montagem de aparelhos ortodônticos. Ela apresenta uma série de vantagens quando comparada a solda odontológica convencional, como iremos acompanhar.

Sobre a Caneta de Solda

A caneta de solda é um instrumento fundamental para a realização de uma boa soldagem. Ela possui alta precisão e é fabricada em conformidade com os padrões de qualidade mais rigorosos, utilizando os melhores materiais.

O seu tempo de reação é super rápido. Geralmente estes instrumentos possuem um bico de gás otimizado.

Assim, o profissional tem a garantia de um contato perfeito de gás argônio com a área de trabalho, e a mínima turbulência ao se trabalhar.

Solda a Laser x Solda Convencional

Agora iremos apontar os motivos que levaram os profissionais a substituir a solda convencional pela soldagem a laser.

É importante dizer que o calor produzido pelo laser não se espalha tanto, trazendo menor distorção para as peças soldadas. Assim, o trabalho final do técnico de próteses fica muito mais dinâmico e preciso.

Isso acaba sendo ainda mais vantajoso quando falamos sobre as próteses fixas com muitos elementos, onde a precisão é fundamental para um resultado satisfatório do tratamento.

Além disso, devido ao arranjo molecular conseguido no processo, os pontos de solda tendem a ser muito mais resistentes, sofrendo menos corrosão.

Fora isso, a técnica permite fundir a própria liga para criar o ponto de conexão. Assim, ocorre uma união autógena, que garante as propriedades mecânicas originais da liga escolhida.

Por fim e não menos importante, podemos citar que a solda a laser ainda apresenta as seguintes vantagens:

  • Menor porosidade;
  • Menor grau de contaminação do metal utilizado;
  • Maior rapidez e segurança no processo de união;
  • Maior longevidade aos trabalhos em metal que exigem solda.

Perigos da Solda Convencional

A solda convencional pode apresentar algumas consequências para os pacientes. Isso explica o fato da popularização da sondagem a laser em próteses odontológicas.

O principal perigo apresentado pela solda convencional é que os seus componentes tem alto potencial cancerígeno em humanos.

Acontece que os fluídos bucais causam corrosão nesse tipo de solda, liberando íons carregados de cargas tóxicas no organismo do paciente. Isso não ocorre com a solda a laser, já que ela é biocompatível ao nosso organismo.

Esses íons se proliferam no interior de nossa cavidade oral, inibindo a proliferação, crescimento e desenvolvimento de células importantes e influenciando fisiologicamente e metabolicamente em nosso organismo.

Agora você já sabe um pouco mais sobre a solda a laser na odontologia e quais são suas vantagens quando comparada a solda convencional.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.