Como o selante dental pode proteger o seu dente?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O produto é usado pelos dentistas para salvar seu dente de problemas como a cárie

Seja em crianças ou adultos, a cárie é uma preocupação constante. Sabemos que há diversas formas de se prevenir a cárie , como uma boa higiene bucal. No entanto, nem sempre a limpeza chega em lugares de risco. É por isso que muitos dentistas aplicam o selante dental em seus pacientes.

Ao olhar no espelho, você pode notar que seus dentes molares e pré-molares (aqueles que ficam mais ao fundo da boca) têm sulcos na sua parte superior. Dependendo do tamanho desses sulcos, a escovação comum não consegue tirar todas as sujeiras que ficam presas ali. Em algumas pessoas, outros dentes oferecem o mesmo risco. Nesses casos, o selante dental é a única forma de garantir a proteção contra cáries.

O selante dental é uma espécie de resina que é colocada na parte superior dos molares e pré-molares para diminuir os sulcos. Esse processo protege o dente da formação de placas e do processo bacteriano que causa a cárie.

Sua aplicação é feita, principalmente, em crianças, por conta do alto índice de cárie infantil. O material é geralmente branco ou transparente, não afetando a estética dos dentes.

Por ter as crianças como foco, sua aplicação costuma ser feita logo depois que os dentes permanentes nascem. Pode ser utilizado também nos dentes de leite, mas apenas se realmente for bastante necessário.

Veja abaixo como funciona a aplicação e quando seu uso é recomendado para adultos.

Como é aplicado o selante odontológico?

O procedimento não é invasivo ou doloroso, já que a aplicação é feita na parte externa do dente. O processo é simples e pode ser dividido nas seguintes etapas:

  • No primeiro momento, o dentista fará uma limpeza profunda na área;
  • Em seguida, há a aplicação de um ácido por alguns segundos. O motivo é que a superfície deve estar áspera para que o selante grude com mais facilidade;
  • Agora o dente está pronto para receber o selante dental. A aplicação é feita segundo as regras do fabricante;
  • Alguns selantes odontológicos exigem a exposição a luz ultravioleta para endurecer. Esse processo dura alguns segundos;
  • Se não houve nenhum problema nos passos anteriores, encerra-se a aplicação do selante nos dentes.

Os adultos podem usar selante de dente?

O uso em adultos não é tão frequente quanto em crianças. Como a cárie costuma ser um problema mais presente nos pacientes jovens, o selante se torna uma barreira extra de proteção para os pequenos.

Nada impede de que um adulto também utilize o selante. No entanto, é recomendado que seu uso seja feito apenas se o paciente possuir dentes com sulcos profundos.

Nesses casos, as prevenções normais não serão suficientes para proteger o indivíduo e o selante odontológico é de fato necessário.

Não se esqueça: usar o selante nos dentes é uma medida de prevenção que não substitui a boa escovação e uso de flúor!

Quanto tempo dura o selante dentário?

O selante dental é resistente e sua durabilidade é boa. Não há uma duração exata, mas a manutenção pode ser feita sempre que necessária sem grandes problemas.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.