Proteção radiológica e sua importância na Odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Influenciando na saúde dos profissionais da área, previne com que os exames afetem o cirurgião

Quem nunca teve que passar por exames de radiografia no dentista ou durantes exames médicos? Pois bem, a proteção radiológica é importante para quem os realiza, sabia?

Relacionado com a biossegurança no ambiente de trabalho, a proteção radiológica faz parte de um desses métodos que servem para proteger os profissionais.

Proteção radiológica é um conjunto de medidas que visam proteger o homem e o ecossistema de possíveis efeitos indesejáveis causados pelas radiações ionizantes.

Desse modo, essas podem ser encontradas em exames que utilizam esse método, ou ainda em outros casos.

Os Princípios da Proteção Radiológica

De forma geral, essas atividades de radioproteção costumam seguir quatro princípios fundamentais para sua boa realização. São eles:

  1. Justificativa da prática e das exposições médicas individuais à radiação;
  2. Otimização da proteção radiológica;
  3. Limitação de doses individuais;
  4. Prevenção de acidentes em locais de trabalho.

O primeiro deles é sobre o benefício gerado pelo uso da radiação conseguir ser maior que os danos causados por sua aplicação. Essa justificativa nesses exames é feita de forma individual.

Ou seja, cada uma das particularidades do indivíduo e suas necessidades de exposição são levadas em consideração.

Já o segundo, é o princípio que tem como objetivo preservar a segurança e a saúde dos pacientes que se expõem a radiação ionizante em hospitais e outros locais em que se utilizam equipamentos de radiação.

Nesse caso estão inclusos os profissionais também, público em geral.

O terceiro é, então, para o pessoal ocupacionalmente exposto à radiação ionizante e ao público em geral. Sem considerar então neste caso os pacientes.

Os limites são calculados anualmente. Sempre levando em consideração qual foi a parte do corpo afetada, o tamanho das doses e se são efetivas e equivalentes.

O último lida com riscos considerados e analisados no momento em que os equipamentos são instalados. Além disso, também dos processos de trabalho que envolvam o uso de fontes radioativas.

Dessa forma, o objetivo aqui é minimizar a chance de acidentes.

Entidades Determinantes da Proteção Radiológica

O uso dessa energia e de suas aplicações são orientados, em todo o mundo, pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Ainda assim, estão ligados também à Organização das Nações Unidas (ONU) – que é quem atua como um fórum técnico-científico de cooperação intergovernamental.

Dessa forma, no Brasil a legislação de proteção radiológica é feita principalmente por meio de normas que autorizam o funcionamento e orientam inspeções em:

  • Centros de radioterapia;
  • Laboratórios de medicina nuclear;
  • Plantas industriais;
  • Locais em que se utilizam fontes de radiação.

A radiologia odontológica é um método muito utilizado em todo o mundo. Porém, cada país lida com suas normas de segurança de uma forma, mesmo que embasados pelos mesmos órgãos.

Recomendações de Proteção Radiológica

A fim de evitar quaisquer sérias complicações ou que ocorram problemas durante seu trabalho, os profissionais que executam raio-x devem seguiras algumas recomendações:

  1. Evitar a exposição indevida à radiação;
  2. Minimizar as exposições;
  3. Tomar todas as medidas preventivas necessárias para evitar acidentes que levem à sua contaminação;
  4. Se atentar à contaminação do ambiente de trabalho e com o material radioativo.

Os equipamentos de radiologia odontológica costumam ter uma grande influência e aparecem muito quando falamos dos acidentes causados.

Por isso, é fundamental que todos os profissionais que atuam na área entendam de proteção radiológica e saibam da sua importância no dia a dia de trabalho.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.