Ícone do site Simpatio
PACIENTES

Entenda como funciona a prescrição MBT e qual é seu objetivo

Aparelho ortodôntico nos dente superiores - Entenda como funciona a prescrição MBT e qual é seu objetivo

Quando o paciente coloca o aparelho fixo, uma das primeiras dúvidas que surge é: quanto tempo demora para tirar o aparelho? E, para ajudar nisso, foi desenvolvida a prescrição MBT.

A prescrição MBT foi criada após alguns anos de pesquisa e estudos clínicos e científicos.

Prescrição MBT é o nome dado ao estudo feito pelos professores McLaughlin, Bennett e Trevisi, que tem como intuito permitir uma melhor superação de eventuais adversidades que o tratamento ortodôntico pode enfrentar.

O intuito da filosofia MBT é justamente controlar efeitos colaterais que o paciente pode sofrer, bem como fornecer um desenvolvimento mecânico melhor do tratamento.

Estes pontos simplificam a rotina do consultório, garantindo também que os resultados finais sejam adquiridos de forma mais simples e até mais veloz também.

Se você acabou de colocar o aparelho fixo e ficou curioso sobre o que é esta técnica, quando ela é aplicada e como ela é feita, confira conosco neste artigo!

O que é o tratamento com prescrição MBT?

Antes de explicarmos sobre a técnica MBT e a influência que ela possui sobre o bom andamento do tratamento ortodôntico, é necessário falar sobre uma questão.

Também conhecido como aparelho MBT, ele é, na verdade, uma modificação do aparelho convencional que segue o padrão de Andrews.

Mas a diferença que ele possui é apenas quanto ao torque dos braquetes sobre os dentes, que nada mais é do que o deslocamento do ápice radicular sobre o arco, causado por uma torção.

Em outras palavras, o torque é a movimentação que os dentes sofrem devido à força que o aparelho produz sobre eles.

Contudo, para ter eficiência, os três professores definiram que deveria ser feita uma alteração no ângulo de colagem dos braquetes em alguns, evitando problemas durante e depois do tratamento.

Como é feito esse tratamento?

Como citamos anteriormente, o objetivo da técnica é garantir que o paciente não tenha problemas com a oclusão dental ou com o posicionamento dos dentes depois que o aparelho for retirado.

Então, para que o tratamento MBT possa ser feito, o profissional deve realizar as seguintes alterações no torque dos braquetes:

Torque para a face lingual dos dentes inferiores

Agora, quando se trata do torque lingual nos dentes da arcada inferior, todos sofreram redução, deixando os valores da seguinte maneira:

Essas reduções ocorrem por três motivos:

  1. A retração dos caninos e dos pré-molares é melhor caso eles estejam na vertical;
  2. Caso haja um estreitamento do arco superior, o arco inferior compensará isso, beneficiando a verticalização dos dentes posteriores inferiores;
  3. Na técnica de Andrews, os segundos molares inferiores “deslizavam” para a lingual.

Dessa forma, é possível dizer que as medidas tomadas são rigorosamente para obter uma melhor oclusão dentária.

Quando a prescrição é indicada?

A indicação deste tipo de técnica na verdade fica à critério do dentista. Isso se dá porque o MBT é uma forma de tratar má oclusões dentárias.

Por isso, não existe apenas um único perfil que pode usufruir da aplicação dessa técnica.

Então, cabe então ao dentista o papel de explicar ao paciente sobre esse tipo de tratamento e analisar se ele deseja a implementação no tratamento, tendo em vista o conforto, a segurança e a rapidez que a técnica proporciona.

Outras prescrições semelhantes ao MBT

Quando falamos sobre as prescrições ortodônticas, é preciso lembrar que não existe apenas uma.

Confira quais são as outras possibilidades:

Apesar das diversas possibilidades, em 90% dos casos é aplicada apenas uma técnica, afinal muitas vezes elas possuem conflitos entre si.

De toda forma, cada uma dessas prescrições dispõe angulações e torques diferentes destinados a um mesmo fim: melhorar a posição dos dentes do paciente, melhorando também o seu sorriso.

Agora que você sabe mais sobre o que é a prescrição MBT e quais são suas vantagens, não existe motivo para se desesperar quanto ao tempo de uso do aparelho, certo?

Sair da versão mobile