Placa de fósforo é a melhor das opções para seu consultório?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entre os materiais mais conhecidos e utilizados para tal função, tem alguns concorrentes no mercado

É bastante comum digitalizar imagens radiográficas dentro dos próprios consultórios odontológicos. A placa de fósforo é uma das opções para executar esse processo.

Dessa forma, é fundamental causar uma boa impressão. Para isso, a clínica deve ter bons equipamentos à disposição para qualquer momento em que seja necessário. Então, ter uma placa de fósforo pode ser importante.

A placa de fósforo faz parte de um grupo de sistemas de aquisição de uma imagem radiográfica.  Ou seja, quando falamos principalmente em obter imagens digitais, este é um material que pode estar presente.

Ficou curioso para entender como elas funcionam? Basta continuar lendo!

 Quais os Benefícios da Placa de Fósforo?

Um dos benefícios mais importantes das placas de fósforo é que elas podem ser impressas e novamente excluídas várias vezes.

Além disso, não há também a necessidade de utilizar produtos químicos para o momento de revelação. Dessa forma, você não terá que manter algum tipo de estoque e nem se preocupar com o descarte.

Existem ainda outras vantagens importantes que se têm ao utilizar uma placa de fósforo, conhecida também pela sua sigla PSP. São elas:

  • Ser flexível e fina como uma película, resultando em bom posicionamento;
  • Sistemas de retenção convencionais;
  • Sistema sem fio;
  • Todos os formatos convencionais;
  • Ampla latitude de exposição;
  • Elevada área de escalas de cinza;
  • 1 sistema para todo o consultório;
  • Maior utilização da instalação de raios-X existente.

Quando essa placa de armazenamento de fósforo é então comparada com os sensores CCD/CMOS, esses apresentam desvantagens muito significativas. Por exemplo:

  1. São mais rígido e relativamente espessos, portanto, o posicionamento fica limitado;
  2. São necessários sistemas de retenção especiais;
  3. Ligação dos cabos;
  4. Apenas formatos limitados;
  5. Latitude de exposição e área de escalas de cinza menores;
  6. Custos mais elevados em sistemas de estações múltiplas.

Existem ainda algumas outras questões que diferenciam os sensores das placas.

Diferenças Entre a Placa de Fósforo e o Sensor Digital

O sensor intraoral é um exemplo de sistema CCD que citamos acima. Ele possui uma cabo para se conectar ao computador e ao seu software.

Quando emite os raios, sensibiliza o sensor e, automaticamente são reveladas as imagens radiográficas na tela do computador.

Por mais que a obtenção das imagens seja direto na tela, uma vantagem para a radiologia odontológica e necessária em áreas como a endodontia, implantodontia e dentística, tem algumas limitações.

Já as placas, são trinta vezes mais finas que os sensores e o sistema digital das placas de fósforo é muito parecido com os filmes radiográficos tradicionais.

Não possuir fio acoplado influencia diretamente na maneira como funciona a placa de fósforo, uma vez que isso a torna muito mais fácil de manusear.

Depois de ter sido sensibilizada pelo raios X, é então colocada em um scanner próprio para a função. É esse o equipamento que lê a imagem para o computador, já no próprio software.

Uma placa de fósforo pode ser comprada nos mais variados tamanhos. Além disso, são muito utilizadas em clínicas de radiologia, periodontistas, procedimentos envolvendo endodontia e implantodontia.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.