As pequenas hemorragias podem aparecer na mucosa bucal, assim como em outras partes do corpo
Por ser constituída, em sua maior parte, de mucosa, a boca está vulnerável a diversas doenças que atacam esse tipo de tecido. Por isso, é possível ter petéquias na boca!
Assim, nesse artigo, vamos conversar mais sobre as petéquias. Qual a sua causa? Quais riscos elas trazem para nossa saúde bucal? Para começar, vamos definir o que são elas!
Petéquias são leves hemorragias internas em vasos sanguíneos, que formam manchas vermelhas na pele ou na mucosa. Podem aparecer na boca ou em outras partes do corpo. A diferença entre uma mancha comum e uma petéquia é que as petéquias não somem (ou clareiam) quando pressionadas.
O que causa essas manchas?
O ponto vermelho na boca pode surgir por mais de um motivo. Como já vimos, elas são hemorragias internas leves. Isso não significa que são um risco a saúde, mas podem ser um alarme para uma alteração no organismo.
Separamos os principais causadores das manchas vermelhas, confira:
- Trauma físico: as manchas podem surgir após crises de tosse, crises de choro ou crises de vomito. Isso porque essas acoes podem estourar alguns pequenos vasos de sangue. Nesse caso, é totalmente inofensiva;
- Baixos níveis de plaquetas: quando as petéquias aparecem com mais frequência, pode ser um sinal da diminuição de plaquetas no organismo. Por isso, é preciso procurar um médico;
- Inibição das plaquetas: essa pode ser outra causa do aparecimento constante das manchas. Essa inibição pode ser causada por infecções ou por efeito colateral de algum medicamento. Assim, não deixe de procurar ajuda médica;
- Sintoma de doenças: algumas doenças apresentam, dentre vários sintomas, o aparecimento de petéquias.
Independente da causa, é recomendado que se procure ajuda médica caso as manchas não desapareçam após alguns dias. Se aparecerem constantemente, também é preciso procurar um médico.
Petéquias apresentam riscos para a saúde?
Um ponto vermelho na pele pode soar inofensivo. Na boca, pode até passar despercebido. No entanto, é preciso tomar cuidado com as petéquias!
O motivo é simples: como vimos em suas causas, elas podem significar muito mais do que uma simples mancha. A complicação com os níveis e atuação das plaquetas é apenas o começo.
Muitas doenças apresentam essas pequenas hemorragias como um dos sintomas. Listamos algumas dessas doenças, confira:
- Leucemia;
- Ebola;
- Sífilis congênita;
- Meningococemia;
- Endocardite;
- Dengue;
- Marbung vírus;
- H1N1;
- Meningite;
- Doença de Kawasaki;
- Alguns tipos de trombocitopenia.
- Alguns tipos de febres hemorrágicas.
Assim, seu risco para a saúde pode ser extenso, não pela mancha em si, mas pela doença causadora. Uma petéquia nunca deve ser ignorada, muito menos se associada a outros sintomas.
Riscos das petéquias para a saúde bucal
Como vimos, a petéquia pode ser um sintoma para outras doenças. Ainda que a maioria delas não tenha impacto direto na boca, todas prejudicam a saúde bucal.
Assim, é importante reportar ao seu cirurgião-dentista caso note manchas, feridas ou qualquer anormalidade na sua boca. Isso pode garantir um diagnóstico precoce!
As petéquias podem ser facilmente tratadas, assim como a maior parte das doenças que as acompanham. Por isso, não perca tempo e busque apoio profissional!