Pessoas com deficiência e os cuidados com a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira os cuidados bucais que pessoas com deficiência devem tomar

A saúde bucal é importante para todo mundo. É ela que mantém um equilíbrio na nossa boca e nos deixa com um sorriso perfeito. Por isso, pessoas com deficiência também devem ficar atentas a higiene oral.

É preciso que o cirurgião-dentista esteja preparado e ofereça condições adequadas para o atendimento de pessoas com deficiência. Neste artigo vamos listar as principais deficiências e os cuidados necessários nestes casos.

Pessoas com deficiência física têm uma parte – parcial ou completa – do corpo que foi alterada e que compromete a função física e motora do corpo. Assim, é normal, que pessoas com deficiência possuam movimentos limitados e que podem interferir na rotina de limpeza oral.

Deficiência física

O deficiente pode apresentar as seguintes alterações físicas:

  • Paraplegia;
  • Paraparesia;
  • Monoplegia;
  • Monoparesia;
  • Tetraplegia;
  • Tetraparesia;
  • Triplegia;
  • Triparesia;
  • Hemiplegia;
  • Hemiparesia;
  • Ostomia;
  • Amputação ou ausência de membro;
  • Paralisia cerebral;
  • Nanismo; e
  • Membros com deformidade congênita ou adquirida, que apresentam dificuldades para o desempenho de funções.

Cuidados bucais

Esses paciente especiais apresentam movimentos involuntários, o que pode comprometer uma higiene oral satisfatória. Por isso, é normal se perguntar: como estar atento à saúde bucal de pessoas com deficiência?

Mas, fique tranquilo, separamos umas dicas para você!

Se você cuida diariamente de alguém com movimentos comprometidos que impeçam a escovação, auxilie-o sempre  depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir.

Durante a limpeza dos dentes, procure fazer movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes.

Lembre de sempre escovar a língua também, porque ela também tem bactérias bucais que podem fazer mal a saúde. É importante tentar não passar a escova bruscamente.

Os dentistas recomendam que o deficiente físico use escova com cerdas planas e pontas arredondadas. A escova deve ser macia ou ultra macia.

As escovas duras ou médias são apenas indicadas para pacientes que têm próteses removíveis. Escovas elétricas também são recomendadas, já que dispensam a necessidade de movimentos complexos na hora da escovação.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

O seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal todos os dias.

Facilitadores diários

Como já vimos, os deficientes físicos podem ter dificuldade controlar seus movimentos. Por isso, na hora de cuidar da saúde bucal, a simples escovação se torna um problema.

Assim, algumas vezes é necessário que o paciente use adaptadores para conseguir segurar com mais facilidade os objetos da higiene bucal.

Alguns dos adaptadores são: facilitador dorsal, facilitador palmar, facilitador de punho e polegar, escova adaptada e adaptador universal.

Ainda, é importante que família ou um cuidador auxilie na higienização quando o paciente tenha grandes dificuldades motoras.

Pessoas com deficiência que têm uma higiene oral em dia, mantém uma saúde bucal agradável. Por isso, fique atento para os cuidados bucais e tenha um sorriso perfeito!

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.