Perfil convexo é um dos cinco padrões faciais existentes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A perfil convexo é fruto direto de uma disfunção no crescimento mandibular

A literatura nos diz que existem cinco principais padrões faciais, sendo o perfil reto, o perfil convexo, perfil côncavo, face curta e face longa.

Nesse artigo, nos aprofundaremos em todos os padrões faciais, em especial o perfil convexo.

O perfil convexo é um padrão de crescimento que faz o lábio superior se projetar à frente do inferior. Dessa forma, a pessoa fica com os dentes lançados para frente e dá a impressão de ter queixo muito pequeno.

Qual é a causa e os tratamentos para Perfil Convexo?

A anomalia do rosto convexo acontece em função de alguma deficiência no crescimento mandibular do indivíduo. Além disso, outros fatores podem estar relacionados diretamente com o surgimento do problema, como:

  • Crescimento acentuado da maçã do rosto;
  • Algum trauma ou impacto forte sofrido na região.

O tratamento mais indicado é a utilização precoce de aparelhos propulsores mandibulares. Esse dispositivo faz com que ela cresça para frente, tomando o posicionamento adequado.

Sobre os padrões de crescimento facial

Essa nomeação foi estabelecida pelo ortodontista brasileiro Leopoldino Capelozza Filho. Ele diz que os diferentes tipos de maloclusões existentes são consequência do tipo de padrão facial de cada indivíduo.

Assim, o tipo de face do indivíduo irá determinar qual o mal posicionamento dentário que ele está mais suscetível a desenvolver.

Sem contar o perfil convexo, existem mais 4 tipos de perfil facial. Vamos compreendê-los melhor:

Perfil reto

Indivíduos com esse padrão possuem um crescimento ósseo extremamente equilibrado. O perfil reto proporciona um selamento passivo.

Com isso, o paciente pode efetuar os movimentos com naturalidade, uma vez que não realiza força para abrir ou fechar a sua cavidade bucal.

Perfil côncavo

Aqui, encontramos um alto índice de pacientes com mordida cruzada, com dentes de baixo à frente dos superiores, ou em topo, quando os incisivos inferiores ocluem topo a topo com os superiores.

Esse perfil é fruto de um crescimento exagerado da mandíbula ou deficiência na formação da maxila. Também pode ocorrer em virtude da combinação desses dois fatores.

Perfil face longo

Nessa situação, a disfunção de crescimento se dá de forma vertical. Pessoas com esse perfil não conseguem fechar a boca de forma natural.

Elas, geralmente, apresentam a base do nariz e a ponta do queixo aumentados, o que desencadeia no surgimento de amigdalites recorrentes, roncos e apneia do sono.

Fora isso, é comum que esses pacientes respirem pela boca, o que pode impulsionar o surgimento de uma série de anomalias bucais.

Perfil face curta

Trata-se de um padrão contrário ao apresentado acima. O indivíduo desenvolve a base do nariz e a ponta do queixo de forma reduzida.

Como principal sintoma, o acometido pode apresentar a sobremordida. Por isso, os dentes superiores acabam cobrindo de forma exagerada os inferiores.

Esse posicionamento gera um componente muscular compreensivo responsável por gerar desgaste dentário.

Em resumo, podemos concluir que os padrões faciais apresentados desenvolvem diversos problemas de má oclusão com gravidades diferentes.

Agora você já conhece um pouquinho mais sobre o perfil convexo e os outros quatro padrões faciais, sabendo como suas características e seus sintomas se diferenciam.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!