PACIENTES

Paciente desdentado precisa de tratamento odontológico

Paciente desdentado precisa de tratamento odontológico

Confira aqui como é realizado o protocolo de atendimento do paciente desdentado

O paciente desdentado sofre com dois problemas principais: a falta de estética no sorriso e problemas na funcionalidade dentária. Por isso, os profissionais precisam buscar por tratamentos.

Os tratamentos são indicados após a avaliação criteriosa do quadro clínico do paciente desdentado.

O paciente desdentado é aquele que apresenta a ausência parcial ou total dos dentes.

Curiosidade: a perda de dentes também pode ser reconhecida como edentulismo. Essa condição pode ser adquirida durante a vida ou ter caráter congênito.

Se você ficou interessado pelo tema, então fique ligado neste artigo! Isso porque vamos tirar todas as suas dúvidas e mostrar curiosidades sobre o atendimento aos pacientes desdentados. Vamos começar?

O Que Causa a Perda dos Dentes?

O paciente desdentado perde os elementos dentários por conta do enfraquecimento dos ossos que sustentam os dentes. As principais causas para isso são:

  • Doenças periodontais, como gengivite, periodontite e periodontite avançada;
  • Falta de cuidados com a saúde bucal;
  • Diabetes;
  • Traumas na região da boca;
  • Má oclusão dentária;
  • Bruxismo;
  • Quimioterapia;
  • Radioterapia;
  • Cárie; e
  • Perda óssea, como problemas no rebordo alveolar.

O paciente com perdas parciais de dente, ou que é desdentado total, apresenta algumas alterações em funções como:

  • Mastigatória;
  • Fonética; e
  • Deglutição.

Além disso, até a função respiratória é comprometida com a falta de dentes. E, não podemos esquecer que a estética do sorriso perde a sua harmonia.

Melhores Tratamentos Para o Paciente Desdentado

Como a falta de dentes afeta a rotina do paciente, o profissional deve avaliar o quadro clínico e depois indicar o melhor tipo de tratamento.

É a partir da análise e estudo da anatomia do paciente desdentado que o profissional mostra quais são os próximos passos no tratamento.

Mas, afinal, quais são os tratamentos possíveis? Vamos conferir os mais conhecidos.

Próteses dentárias

As próteses dentárias são um tipo de material usado para substituir os dentes que foram perdidos. Quando o paciente apresenta uma perda parcial dos dentes, os profissionais indicam o uso das próteses parciais.

Enquanto isso, os profissionais recomendam que os pacientes desdentados totais devem usar a prótese total.

As próteses têm uma certa durabilidade. Por isso, após alguns anos, o paciente precisa trocar essa prótese e colocar outra. Além disso, ele pode precisar restaurar ou refazer a prótese.

Importante: na hora de recolocar a prótese, o profissional fará uma nova base, sendo que os dentes existentes vão se manter na prótese.

A melhor forma de evitar o desgaste da prótese é com o cuidado com a higiene bucal. Dessa forma, mantenha uma limpeza básica e diária.

Enxerto ósseo

Nós já vimos que a perda óssea é uma das razões para a perda de dentes.

No entanto, esse processo pode ser reverso também. Isso porque a perda de dentes, por algum trauma por exemplo, enfraquece a estrutura óssea da arcada.

Dessa forma, o osso é perdido. E como tratamento o profissional indica o enxerto ósseo, que é uma cirurgia que recria o osso.

Caso você se enquadre nas características de um paciente desdentado, procure pelo profissional de confiança. Dessa forma você garante o melhor atendimento e tratamento.

ACESSO RÁPIDO
    Silmara Alves Rozo Ducatti
    Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

    Leia também