Osteogênese imperfeita também atinge a saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A osteogênese imperfeita prejudica drasticamente a qualidade dos ossos e dos dentes do paciente

Algumas patologias raras afetam o corpo de maneira grave. A Síndrome de Sjögren, por exemplo, destrói as glândulas exócrinas, em especial as salivares e as lacrimais. E dessa mesma forma, há a osteogênese imperfeita, que ataca os dentes e os ossos.

O diagnóstico da osteogênese imperfeita é feito considerando exames clínicos, a incidência das fraturas e de exames de imagem, como radiografias, ultrassonografias e densitometrias.

A osteogênese imperfeita é uma doença rara que atinge os ossos e os dentes. Sua principal característica é a fragilidade, que faz com que quebrem com facilidade. Ela pode ocorrer de duas maneiras: congênita ou tardia.

Popularmente, ela é conhecida por “ossos de vidro” ou “ossos de cristal“.

Osteogênese imperfeita congênita

É congênita quando afeta o feto já dentro da barriga. Então, ele pode nascer com algum tipo de fratura ou deformidade por conta disso.

Osteogênese imperfeita tardia

A tardia acontece depois do nascimento, muitas vezes de forma espontânea.

Grau de intensidade

Existem quatro tipos que classificam suas manifestações em graus de intensidade.

Tipo 1

É a forma leve da doença e que não apresenta deformação.

Costuma se manifestar a partir dos 20 anos através de uma ligeira perda da resistência óssea, na mesma idade que em que o paciente começa a ter a audição gradativamente lesionada até ficar surdo.

Tipo 2

É a mais grave de todas. É frequente que os portadores da doença morram antes mesmo de nascer ou logo depois do nascimento.

Tipo 3

As fraturas espontâneas e encurvamento do osso ocasionam em graves deformidades. Nesse caso, o paciente possui dificuldades severas em ficar em pé. A dentinogênese imperfeita pode estar presente.

Tipo 4

Os pacientes têm baixa estatura, algumas deformidades na coluna e curvatura nos ossos longos do corpo. Pode haver dentinogênese imperfeita também.

Tratamento da ostenogênese

Infelizmente, não existe cura para a osteogenesis imperfecta. O tratamento é, na verdade, para melhorar a qualidade de vida da pessoa.

Portanto, há uma multidisciplinaridade, pois o paciente necessita de atendimento clínica, de cirurgias e de fisioterapias.

Para inibir a reabsorção óssea, o especialista irá prescrever medicamentos à base de pamidronato dissódico e ácido zoledrônico (biofosfanatos), que aliviarão na dor e reduzirão as fraturas.

Ostenogênese imperfeita na odontologia

doença de Ekman-Lobstein manifesta-se na odontologia por meio de uma outra doença genética, que é chamada de dentinogênese imperfeita.

Essa patologia faz os dentes apresentarem descoloração e translucidez, aparentando terem uma tonicidade mais voltados para o azul acinzentado ou marrom amarelado.

Além disso, eles são mais fracos que o normal, funcionando da mesma maneira que a osteogénese imperfeita, já que quebram, desgastam e trincam mais facilmente.

Não existe uma condição do dente que faça-o ficar mais resistente. Então, são afetados quando logo quando são dentes de leite.

A dentinogênese divide-se em três tipos, e a que está atrelada à osteogênese é a do tipo 1.

Antigamente, os dentistas recomendavam as técnicas de exodontia e, em seguida, colocavam próteses totais em seus pacientes.

Hoje em dia, o tratamento é mais conservador, usando próteses de resina composta, coroas totais estéticas para a região anterior e coroas totais metálicas para a região posterior.

Em resumo, a osteogênese imperfeita é uma doença que requer um grau de preocupação gigante, que deve começar antes mesmo do nascimento, visando o bem-estar da criança.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.