CLÍNICAS

Orçamento odontológico é baseado em diferentes fatores

Orçamento odontológico é baseado em diferentes fatores

O orçamento odontológico é o custo atribuído a um determinado tratamento, que depende de diversos fatores

A consulta odontológica é o atendimento e avaliação da saúde bucal. Nela, dentista e paciente definirão qual será o curso do tratamento. Desse modo, o orçamento odontológico será baseado nessas definições.

Quando um paciente é recebido no consultório, ele pode analisar diversos fatores que circundam o atendimento, como a estrutura do local, a receptividade, a qualidade e, por fim, o orçamento odontológico.

O orçamento odontológico é o custo estimado de um tratamento com o dentista. É calculado pela receita, o arrecadado, e pela despesa e gastos com equipe e material.

Preço do tratamento

Preço do orçamento dentário

O orçamento é o ponto final do planejamento antes de colocá-lo em prática, já que o paciente terá que analisá-lo e ver se o custo está dento de suas expectativas.

Quando o dentista monta o consultório, esse feito vem acompanhado de algumas despesas. Será necessário planejar a compra de materiais, pagar aluguel e funcionários.

E todo esse montante deve ser diluído minimamente no orçamento dentário. Por isso, é importante ter uma noção sobre quais são seus gastos e quantos pacientes atende, para que não haja imprevistos durante o mês.

Não queira abraçar o mundo. Isso não é possível. Escolha um público que deseja atender. A partir disso, você poderá traçar seu plano empreendedor.

Condições de pagamento

Orçamento com o dentista pode ser pago de diversas formas

Como dissemos, o paciente observa muitos elementos no atendimento. Junto com o orçamento com o dentista está a condição de pagamento, ou seja, como você permitirá que ele pague pelo serviço prestado.

Os principais pontos que devem ser considerados são: pagamento à vista, parcelamento, cheque e cartão.

Para quem opta pelo pagamento à vista, que normalmente é uma pessoa que possui uma condição financeira mais abastada, você pode sugerir alguns descontos, como abatimento de 5% a 10% do valor total.

Se for um paciente mais humilde, fazer um parcelamento é a melhor escolha. Dessa forma, ter uma maquina de cartão de crédito é uma boa pedida.

Além do cartão, é possível oferecer pagamento através de cheque. No entanto, é preferível conhecer a pessoa antes de ofertar essa condição para não ter dores de cabeça no futuro.

Conheça seu fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o movimento de entrada e saída de dinheiro do consultório

O fluxo de caixa é o movimento de entrada e saída de dinheiro do consultório. Ou seja, o quanto você recebe e gasta.

Assim, é importante ter um bom controle, que pode ser feito por meio de uma planilha ou de um software odontológico. Isso permite ter uma ter uma visão mais precisa sobre como estão as finanças.

O fluxo também possibilita que o dentista determina os métodos de pagamento dos pacientes. E desse modo, facilita e evita qualquer tipo de inadimplência.

Lembrando que no momento da escolha é preciso pensar em todas as alternativas como impostos, taxas e burocracias. Afinal, o dentista não deixa de ser empresário e precisa cumprir certas normas.

Portanto, é necessário conhecer totalmente a parte financeira para organizá-la da forma mais adequada. Somente dessa maneira que o profissional poderá saber como oferecer um orçamento odontológico e um método de pagamento que seja condizente com a realidade do paciente.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também