Óleo de melaleuca traz benefícios para saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como o óleo de melaleuca é importante para a área da odontologia

Nós sempre queremos ter um sorriso saudável e bonito. Por isso, é ideal cuidarmos da nossa saúde bucal. Escovar os dentes e passar fio dental são métodos para manter os nossos dentes perfeitos. Mas você sabia que existem maneiras alternativas de auxiliar esse processo? Um exemplo é o óleo de melaleuca.

Ele é uma forma mais natural e caseira de manter os elementos bucais limpos e saudáveis. Mas, afinal, o que é o óleo de melaleuca?

O óleo de melaleuca é uma substância extraída das folhas da Melaleuca Alternifólia. O óleo tem função anti-inflamatória e antisséptica. Assim, ele serve para manter a limpeza da nossa boca.

Neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre o óleo de melaleuca. Vamos começar?

Benefícios do óleo de melaleuca para a saúde bucal

As propriedades medicinais do óleo de melaleuca garantem uma ação contra os microrganismos presente na cavidade bucal. Por isso, algumas das alterações bucais que o óleo evita são:

  • Placa bacteriana: película grudenta e incolor formada por bactérias;
  • Halitose (mau hálito): condição anormal do hálito, que se altera ficando com um odor desagradável;
  • Doenças periodontais: elas têm três estágios- gengivite, periodontite e periodontite avançada. Representam alterações negativas na gengiva e nos ossos periodontais;
  • Aftas: pequena ferida que se forma dentro da boca. Pode ser identificada por sua forma arredondada, com centro amarelado ou esbranquiçado e vermelhidão ao redor;
  • Herpes labial: doença contagiosa, que costuma afetar os lábios, a boca e a gengiva. Ela é causada pelo vírus herpes simplex tipo 1, também chamado de HSV-1. A doença é caracterizada principalmente pelo surgimento de feridas e bolhas dolorosas; e
  • Dor de dente: incômodo produzido pela excitação de terminações nervosas na região dentária. Pode ser o sinal de alguma condição bucal séria, como também o resultado de lesões e acidentes.

Atenção: o óleo de melaleuca na odontologia deve ser usado de acordo com as recomendações do seu dentista. Isso porque o uso indevido pode causar enjoos e urticária.

Devo complementar os cuidados bucais?

A resposta é sim! Para manter os dentes bonitos e saudáveis, além do óleo, você também precisa estar atento com cuidados de higienização diárias e básicas.

Por isso, escove os dentes 30 minutos depois das refeições e antes de ir dormir. Lembre de fazer movimentos suaves e circulares com a escova em torno de todos os dentes.

Lembre de sempre escovar a língua também, porque ela também tem bactérias bucais que podem fazer mal a saúde. É importante tentar não passar a escova bruscamente.

Inclusive, prefira escovas de cerdas macias ou extra- macias. Assim, você tem uma limpeza cuidadosa e precisa.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

Além disso, o seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal todos os dias.

Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada e equilibrada. Por isso, consuma bastante vitaminas e nutrientes. Também, não esqueça de se manter hidratado sempre que puder.

Por fim, marque uma consulta e converse com o seu dentista de confiança sobre o óleo de melaleuca e os cuidados bucais complementares. Assim, você conquista o sorriso perfeito!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.