Óleo de cravo é alternativa para dor de dente? Descubra!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui os benefícios do uso do óleo de cravo na área da odontologia

Nós sempre queremos ter um sorriso saudável e bonito. Por isso, é ideal cuidarmos da nossa saúde bucal. No entanto, algumas alterações causam dores nos dentes. E, é nesse cenário que entra o óleo de cravo.

Ele é uma forma mais natural e caseira de tratamento dos elementos bucais. Com isso, você garante o sorriso perfeito. Mas, afinal, como o óleo de cravo pode ajudar?

O óleo de cravo é uma substância natural que tem função anti-inflamatória e antisséptica. Além disso, ele serve para manter a limpeza da nossa boca.

Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre o óleo de cravo e odontologia. Vamos começar?

Relação do óleo de cravo com a área odontológica

Como já vimos, o óleo tem ação anti-inflamatória e antisséptica. Por isso, ele é usado para o tratamento de algumas alterações bucais, como:

  • Dor de dente: incômodo produzido pela excitação de terminações nervosas na região dentária. Pode ser o sinal de alguma condição bucal séria, como também o resultado de lesões e acidentes;
  • Dor na gengiva:pode ser indicativo de doenças periodontais- como gengivite e periodontite-, retração gengival e aftas; e
  • Dor de garganta: irritação na garganta que pode indicar boca seca e queimadura por alimentos quentes.

Entre os benefícios do óleo de cravo está o de aliviar a dor de dente, gengiva e garganta.

Mas lembre: você deve consultar o seu dentista sobre as recomendações com o uso do óleo essencial de cravo. Isso para o tratamento efetivo das alterações.

Como evitar as complicações bucais?

Os profissionais usam o óleo de cravo para dor de dente, por exemplo. No entanto, você pode evitar as alterações bucais com cuidados básicos e diários.

Por isso, escove os dentes 30 minutos depois das refeições e antes de ir dormir. Lembre de fazer movimentos suaves e circulares com a escova em torno de todos os dentes.

Lembre de sempre escovar a língua também, porque ela tem bactérias bucais que podem fazer mal a saúde. É importante tentar não passar a escova bruscamente durante a escovação.

Inclusive, prefira escovas de cerdas macias ou extra-macias. Assim, você tem uma limpeza cuidadosa e precisa para evitar os principais problemas que afetam os dentes!

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é necessário que você limpe toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

Além disso, o seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal todos os dias.

Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada e equilibrada. Por isso, consuma bastante vitaminas e nutrientes. Além disso, não esqueça de se manter hidratado sempre que puder.

Por fim, marque uma consulta e converse com o seu dentista de confiança sobre o óleo de cravo e os cuidados bucais complementares. Assim, você conquista o sorriso perfeito!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!