Odontosecção remove raízes múltiplas dos dentes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda como esse procedimento é realizado e confira dicas para realizá-lo com sucesso

Você realiza uma consulta de rotina com o seu dentista de confiança e ele aponta que é necessário fazer uma odontosecção.

O nome é bastante complicado, mas a odontosecção é um procedimento muito recorrente no meio odontológico.

A odontosecção, como o próprio nome já propõe, é uma secção. Em outras palavras, ela é o corte do dente efetuado durante procedimentos de remoção de dentes multirradiculares, que são estruturas constituídas por duas raízes ou mais.

A técnica também pode ser realizada na presença de raízes residuais. Isso porque essa secção facilita a retirada do elemento dentário porque há uma redução da força empregada nos instrumentos odontológicos.

Fora isso, também é criado um ponto de apoio que possibilita que o movimento de alavanca seja realizado de forma correta.

Qual broca deve ser utilizada na odontosecção?

É importante frisar que a técnica pode ser realizada tanto com alta quanto com baixa rotação. Quando o profissional opta por utilizar turbinas de alta rotação, o ideal é que sejam utilizadas brocas carbide 701, 702 ou 703.

Uma broca zekrya de haste longa também é altamente indicada para realizar o corte em dentes multirradiculares.

Em contrapartida, quando a escolhida a de baixa rotação, é fundamental que o dentista utilize a peça reta. Mas brocas para uso em peça reta também devem ser as 701, 702 e 703 carbide.

Como realizar um corte preciso no dente?

É importante que ao ativar o funcionamento de uma broca, o odontólogo não deixe ela parada na mesma superfície durante muito tempo.

Isso porque nesses casos ela pode acabar perdendo força e, consequentemente, a sua eficiência.

Dessa forma, o ideal é que o profissional da saúde desenvolva movimentos para cima, para baixo, para frente e para trás.

Esse último é muito utilizado principalmente para cortar o esmalte dentário que apresenta a coroa de uma certa forma rígida.

O esmalte é a estrutura mais mineralizada do dente, portanto é a mais difícil de cortar. A ideia de utilizar o movimento para frente e para trás permite que exista uma grande pressão no contato com o dente.

Em contrapartida, os movimentos para cima e para baixo são realizados para aprofundar o corte do dente.

Principais tipos de odontosecção

Existem 3 principais formas de realizar uma odontotosecção. A escolha varia de acordo com a estrutura dentária que possui duas raízes ou mais.

  • Odontosecção para pré-molares

No caso da odontosecção para dentes pré-molares, é preciso realizar uma separação das raízes vestibular e lingual do dente alvo.

O corte dever ser feito no sentido mesio-distal. Isso possibilita a separação das duas raízes, deixando-os como se fossem dois dentes unirradiculares, que serão removidos posteriormente.

  • Odontosecção para molares superiores

Um dente molar superior geralmente apresenta um total de 3 raízes. Logo, o corte realizado aqui tem como objetivo separar as 3.

Assim, o desenho da odontosecção pode ser feito em formato de Y ou T, dependendo muito do que o profissional visualiza clinicamente.

  • Odontosecção para molares inferiores

Essa dentição normalmente apresenta duas raízes, sendo uma mesial e outra distal. Sabendo disso, o corte deve ser realizado de forma única, no sentido vestíbulo palatal.

Para o sucesso de qualquer tipo de odontosecção, é interessante dizer que a cabeça da broca deve ser irrigada constantemente com soro fisiológico 0,9% ou água estéril em seringa.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.