Saiba o que fazer durante o nascimento dos dentes que, entra outras coisas, causa febre nos pequenos
Uma das afirmações que mais se ouve hoje em dia durante a fase de erupção dentária de uma criança é que “o nascimento dos dentes causa febre no bebê”.
E essa frase está correta, o nascimento dos dentes causa febre no bebê mesmo. Entretanto, este não é o único sintoma que o recém-nascido apresenta quando entra nessa etapa da vida.
Não é possível dizer qual idade a criança terá quando isso acontecer, mas os pais devem ficar atentos aos sinais tendo em vista que o nascimento dos dentes causa febre e isso gera um grande desconforto.
Falaremos neste artigo sobre a relação que existe entre a febre e a erupção dos dentes, bem como os sintomas que o bebê sente quando entra nessa fase. Vamos lá?
Afinal, o Que Faz Com Que o Nascimento dos Dentes Cause Febre?
Nós falamos anteriormente aqui que o nascimento dos dentes do bebê causa febre, e essa informação está correta.
Entretanto, antes de prosseguirmos é necessário apontar que isso se encaixa apenas para febres baixas, inferiores à 38º.
Sendo assim, caso a temperatura da criança esteja superior, é aconselhado que ela seja levada ao hospital o mais rápido possível.
Isso deve ser feito pois pode ser um indício sobre a presença de alguma outra doença na qual o corpo está tentando expelir de forma natural.
Mas o que causa os acessos de febre durante o nascimento dos primeiros dentes de leite na criança?
Tendo em vista que o irrompimento do dente aumenta o tamanho da gengiva, é comum que ela se encontre um pouco inflamada e até irritada.
Sendo assim, é justamente a inflamação gengival que causa a febre. Este é um mecanismo de defesa do próprio corpo para se recuperar de infecções e reparar autonomamente os danos causados nos tecidos.
Sintomas Que o Bebê Apresenta Quando os Dentes Estão Nascendo?
Mas já que a febre é apenas um dos fatores que aparecem durante o processo, quais são os sintomas de dente nascendo?
Durante a fase de nascimento dos dentes, o bebê pode sentir diversos sintomas, sendo eles:
- Nervosismo;
- Irritação;
- Vermelhidão na gengiva;
- Inchaço gengival;
- Aumento na produção de saliva;
- Febre;
- Vômito;
- Alteração nas fezes e até possíveis diarreias;
- Maior incidência de choro;
- Querer colocar tudo na boca para aliviar a coceira que ele está sentindo;
- Falta de apetite;
- Acordar mais vezes de noite;
- Sangramento gengival onde o dente nascerá;
- Dificuldade para comer;
- Esfregar objetos na gengiva com maior frequência.
Contudo, uma bochecha pode estar mais corada do que a outra.
Normalmente, estes são os sintomas apresentados durante o nascimento do primeiro dente do bebê.
Contudo, é válido apontar que a criança também pode apresentar estes sintomas quando os outros dentes começam entrar em erupção.
E a forma mais aconselhada para aliviar a dor de dente do bebê enquanto ele está nascendo é a aplicação de compressa gelada na gengiva.
Tal procedimento irá diminuir o inchaço presente no local onde o dente irá irromper e também dará um alívio para a dor e o desconforto que o pequeno está sentindo.
Somado a isso também pode ser feita uma massagem na região da gengiva com o auxílio de objetos gelados e limpos.
Todavia, também podem ser utilizadas outras coisas, como alimentos e mordedores por exemplo. Ambos devem ser dados à criança gelados para que assim isso cause um alívio na parte da gengiva que está causando incômodo.
Medicamentos e pomadas apenas devem ser usadas com indicação médica tendo em vista que são produtos que contêm substâncias químicas na formação e podem ter efeitos ruins aos pequenos.
Lembre-se também de sempre escovar a gengiva e os dentes do bebê, independentemente do nascimento deles.
Qual é a Melhor Maneira de Agir Quando Isso Acontece?
Para bebês com menos de dois meses, é aconselhado que sejam retiradas algumas peças de roupa da criança, e após 15 ou 20 minutos a temperatura seja medida novamente.
Se mesmo assim ele continuar com temperatura elevada, é aconselhado ou que ele seja levado ao hospital ou então que um profissional da medicina seja chamado para atendê-lo em casa.
E como citado anteriormente, não é recomendado que sejam dados medicamentos sem que seja feita uma consulta médica antes para diagnosticar o que está acontecendo com a criança.
Também é aconselhado que o bebê seja mantido hidratado, preferencialmente com água potável ou então com água de coco.
Outra atitude que pode ser tomada e ajuda no combate à febre é dar um banho morno na criança, pois esse procedimento abaixa a temperatura corporal de forma gradativa.
Uma vez que o nascimento dos dentes causa febre, é necessário que os pais fiquem sempre atentos aos sinais e também que levem a criança ao odontopediatra assim que o primeiro dente irromper a gengiva.