Mocho odontológico melhora a postura dos dentistas

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra como esse aparato funciona e qual a origem de seu nome

Diversos estudos comprovam que permanecer sentado por longos períodos é prejudicial à saúde. Esse hábito está  associado à diversas anomalias, inclusive problemas cardíacos, circulatórios e diabetes. É por isso que os dentistas costumam utilizar o mocho odontológico.

O mocho odontológico foi desenvolvido através de uma parceria entre médicos e fisioterapeutas.  Trata-se de um aparato bastante comum, presente em quase todos os consultórios odontológicos.

Mocho odontológico é uma espécie de cadeira ergométrica utilizada por dentistas. Tem como função proporcionar suporte ao nosso corpo. Assim, ele evita a fadiga e garante conforto e bem-estar ao profissional.

Utilizamos o esqueleto como suporte para ficar de pé, mas ao mesmo tempo somos compostos tanto por tecidos moles quanto por tecidos mais rígidos.

A partir dessa informação foi desenvolvido o mocho para dentistas. É como se ele estivesse de pé mas com o conforto de estar sentado.

Qual é a razão do nome mocho odontológico?

O nome mocho é originário de diversos tipos de coruja. Porém, ele é mais especificamente utilizado para denominar a coruja-diabo, um animal de tamanho menor que uma galinha.

A coruja, por ser uma ave de rapina(aves que raptam), tem como peculiaridade ter grandes olhos com capacidade de enxergar a noite.

Além da visão noturna, seu pescoço  permite um giro de cabeça de até 270°. Essa característica dá grande autonomia de visualização da caça.

Em vista das grandes vantagens desta ave, colocou-se o nome desta cadeira odontológica de mocho em comparação e divulgação do animal.

Com ela o dentista pode ser ágil no proceder sem se levantar e perder a concentração no que está fazendo, possui um giro livre e um encosto ergonômico.

Vantagens da utilização do mocho odontológico

Além da questão ergométrica já citada anteriormente, é importante destacar outro fator bastante relevante: a pressão exercida pelas cadeiras tradicionais na genitália dos profissionais.

No sexo feminino, essa pressão propicia um forte aquecimento, o que consequentemente resulta na transpiração.

Assim, essa fusão entre um ambiente quente e úmido pode desencadear as mais diversas infecções bacterianas na região.

Quando falamos do sexo masculino, essa forte pressão na próstata somada ao calor intenso, pode causar a dilatação dessa estrutura corporal.

O nervo pubiano também pode ser atingido. Com isso, o indivíduo pode apresentar dificuldades ou até mesmo perder a capacidade de ereção.

Hormônios e espermatozoides também podem sofrer disfunções em função da alta temperatura na superfície.

Além disso, os mochos odontológicos melhoram a circulação sanguínea, aliviam a pressão nas articulações e minimizam a tensão sobre ombros e pescoço do usuário.

Outros hábitos que proporcionam o bem-estar dos dentistas

Aqui você irá conhecer algumas medidas básicas que servem para melhorar o conforto e bem-estar dos profissionais da odontologia:

  • A cada duas horas é recomendado levantar e realizar uma leve caminhada. Isso serve para ativar a circulação nos membros inferiores;
  • Ter uma secretária para auxiliar o trabalho pode prevenir problemas na coluna;

Fora isso, profissionais da saúde recomendam que o dentista sempre deixe o pés apoiados no chão e mantenha ao máximo a coluna apoiada ao mocho odontológico.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.