Miosite pode ser um tipo raro de disfunção temporomandibular

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A doença pode se manifestar de quatro formas diferentes

Você já deve estar craque no assunto DTM (disfunção temporomandibular) de tanto que falamos dela por aqui, não é mesmo? Mas hoje iremos de uma forma específica de manifestação da doença, a miosite.

A miosite é uma ocorrência extremamente rara da DTM. O interessante é que essa anomalia pode agir em diversas partes do corpo, não se limitando unicamente a nossa articulação temporomandibular.

A miosite se manifesta a partir de uma inflamação muscular, que causa o enfraquecimento desses tecidos.  Isso ocorre devido a uma proliferação anormal do tecido fibroso, o que pode formar uma grande quantidade de ossos dentro de nossos músculos.

A doença não possui predileção por idade, mas costuma acometer principalmente o sexo masculino.

Sintomas da miosite

Como já dissemos, a miosite ossificante não atua apenas em nossa ATM, podendo se manifestar nas mais diversas partes do corpo humano.

Alguns sintomas estão relacionados à essa doença, eles geralmente incluem:

  • Fraqueza muscular;
  • Dor constante no músculo;
  • Perda de peso;
  • Febre;
  • Irritação;
  • Perda de voz ou voz anasalada;
  • Dificuldade para engolir ou respirar.

É sempre bom lembrar que esses sintomas variam bastante, de acordo com a causa e tipo da miosite.

Causas e tipos da miosite

Quando falamos de miosite, é legal entender que geralmente são as causas que definem o tipo da doença. Assim, ela é separada em quatro principais grupos:

Ossificante

Esse tipo de miosite também é chamada de fibrodisplasia ossificante progressiva.

Trata-se de é uma doença genética rara na qual os músculos, ligamentos e tendões vão gradualmente se transformando em osso, devido a traumas como quebras de osso ou lesão muscular.

Essa é variedade da doença que está relacionada a problemas na ATM. Os sintomas envolvem a perda dos movimentos nas articulações afetadas, podendo levar a incapacidade de abrir a boca, surdez e até mesmo dificuldades para respirar.

Não existe um tratamento capaz de curar totalmente a miosite ossificante, portanto o ideal é que o paciente acometido realize acompanhamento frequente com o dentista.

Infantil

Costuma atingir crianças entre 5 e 15 anos. Pouco se conhece sobre a sua causa, mas a doença traz fraqueza muscular, lesões avermelhadas na pele e dor generalizada.

O tratamento da miosite infantil envolve o uso de medicamentos imunossupressores e corticoides, que devem ser receitados pelo pediatra.

Infecciosa

A miosite infecciosa normalmente é desencadeada a partir de alguma infecção, como a gripe ou a triquinose, que é uma infecção causada pela ingestão de carne de animais selvagens crua ou mal cozida.

Ela tem como principais  sintomas dores musculares, fraqueza e no caso da gripe, coriza e febre.

Para curá-la, o ideal é inibir a doença que está ocasionando essa inflamação muscular. Contudo, o profissional também pode receitar o uso de prednilsona para que a inflamação diminua mais rapidamente.

Viral Aguda

Essa é a manifestação mais rara da doença. Esse tipo torna os músculos enfraquecidos, inflamados e bastante dolorosos.

Os vírus do HIV e das gripes comuns podem ser a causa dessa infecção muscular. Os sintomas se desenvolvem rapidamente e o paciente pode inclusive ficar incapaz de sair da cama de tanta dor e fraqueza que sente.

O uso de medicamentos antivirais ou corticoides receitados pelo médico podem auxiliar no alívio dos sintomas desse tipo de miosite.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.