Não deixe a manutenção ortodôntica para depois, ela é fundamental para o tratamento ortodôntico
Utilizar aparelho ortodôntico, inevitavelmente, modifica nossa vida de diversas maneiras. Reservar um tempo para realizar a manutenção ortodôntica talvez seja a mais importante delas.
Muitas pessoas tem preguiça, esquecem ou acabam colocando a manutenção ortodôntica em segundo plano. Mas saiba que ela pode ser um divisor de águas durante o tratamento ortodôntico.
A manutenção ortodôntica é uma consulta com o ortodontista, normalmente realizada uma vez por mês. Nela, o profissional substitui o arco ortodôntico, troca as ligaduras elásticas e realiza uma limpeza geral. Além de poder detectar qualquer outra anormalidade no aparelho dental.
Como funciona a manutenção ortodôntica
A manutenção do aparelho ortodôntico consiste principalmente na ativação do arco para que os dentes continuem o processo de alinhamento.
Existem vários tipos de arcos, formados de vários materiais, mas de um modo geral, o fio tem uma memória.
Quando os dentes estão tortos, ao entrar no braquete de cada dente, o fio fica torto também. Ele tende a retornar a sua forma original, por isso vai se alinhando e, consequentemente, alinhando os dentes simultaneamente.
Em média, o fio tem uma vida útil de 30 dias, por isso a manutenção ortodôntica deve ser realizada nesse intervalo.
As borrachinhas do aparelho (ligaduras elásticas) também tendem a se degradar, perdendo a sua força e cor, por isso também são trocadas.
Realizar a manutenção do aparelho também é fundamental para a higienização da boca.
O uso do aparelho costuma dificultar bastante a higienização bucal. Assim, a manutenção também tem como finalidade remover o tártaro, a placa bacteriana e a sujeira.
Além disso, principalmente quando o aparelho foi recém colocado, é papel do dentista conferir se está tudo certo, se o tratamento está cumprindo o resultado planejado. Tudo isso através da da manutenção ortodôntica.
Os riscos de não realizar a manutenção ortodôntica
O tratamento ortodôntico é realizado em fases. O aparelho é ajustado conforme a evolução dos dentes. Esse ajuste periódico é o que promove o alinhamento dos dentes.
Um dos prejuízos mais notáveis da falta de manutenção mensal é, consequentemente, um tratamento mais demorado. Caso o paciente não compareça as consultas, podem haver outros efeitos:
- Com pouca estabilidade, os dentes podem voltar à posição anterior;
- Há mais chances de ter cárie, gengivite (sangramento e inchaço na gengiva);
- Os dentes podem ficar sem controle e se deslocar para a região errada;
- Algum dente pode amolecer e até mesmo cair.
Outro fator importante é que devido à maior demanda de tempo para o tratamento, ele consequentemente acaba se tornando mais caro.
Qual o preço médio da manutenção ortodôntica?
Normalmente, a manutenção do aparelho é um processo a parte do tratamento ortodôntico, e seu valor varia de 100 a 250 reais.
Esse valor depende do tipo de aparelho utilizado pelo paciente e também do estabelecimento onde a manutenção do aparelho está sendo realizada.
Agora que você sabe mais sobre a manutenção ortodôntica, não deixe de comparecer às visitas periódicas ao dentista. O seu sorriso e seu bolso agradecem.