Importância da manutenção de equipamentos odontológicos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Técnico especializado auxilia dentistas no cuidado com equipamentos odontológicos

Os consultórios odontológicos são equipados com diversos instrumentos. São eles que auxiliam os profissionais da área nos tratamentos. Por isso, a manutenção de equipamentos odontológicos é tão importante!

Neste artigo vamos conhecer quem é o profissional responsável por realizar a manutenção de equipamentos odontológicos, além de dicas para realizar com êxito essa tarefa.

O dentista deve realizar com frequência a manutenção de equipamentos odontológicos para evitar problemas durante a realização dos procedimentos e no andamento dos atendimentos do consultório.

Qual a importância da manutenção de equipamentos odontológicos?

Manter os equipamentos para consultório odontológico em um bom estado de funcionamento é muito importante para qualquer profissional.

Isso porque o risco de falhas ou interrupções no funcionamento pode prejudicar e até impedir a boa realização de um tratamento odontológico.

Dessa maneira, o dentista não trabalha e, consequentemente, não ganha dinheiro.

Além disso, a existência de equipamentos odontológicos que não estão devidamente conservados em um consultório afasta os possíveis clientes, diminuindo o lucro do profissional.

Como realizar a manutenção de equipamentos?

Para realização da manutenção, o médico dentista responsável pelo consultório pode procurar por um técnico em equipamentos odontológicos.

Escolher um profissional competente é tão importante quanto a própria manutenção. Isso porque uma manutenção feita de forma inadequada pode até mesmo tornar o equipamento inutilizável.

Dessa maneira, algumas dicas para encontrar um bom técnico em manutenção de equipamentos odontológicos são:

Procure um profissional especializado

Existem cursos de especialização específicos para quem quer trabalhar com a manutenção dos equipamentos de um consultório odontológico.

Desse modo, é interessante que, na hora de contatar um técnico, o dentista se certifique que ele realmente tem conhecimentos na área.

Busque por profissionais que atuem na região do consultório odontológico

Essa característica é importante para evitar ocasiões nas quais o técnico não possa realizar um atendimento emergencial devido à distância.

Peça referências

Para conseguir mais confiança no profissional que atuará como técnico, o médico dentista também pode solicitar referências para outros dentistas que já trabalharam com o mesmo profissional.

Assim, é possível se certificar da qualidade do trabalho do técnico.

Trabalhe com dois profissionais

Uma boa dica é que o médico dentista mantenha contato com dois profissionais em manutenção dos equipamentos odontológicos.

Desse modo, um deles pode cuidar da supervisão ou pequenos consertos de equipamentos, enquanto o outro, em geral mais qualificado, fica responsável pela realização de consertos mais difíceis.

Dê preferência aos profissionais que ofereçam garantia

Existem técnicos que não oferecem garantia para seus consertos. Isso é um risco para o médico dentista, uma vez que o equipamento pode voltar a quebrar.

Dessa maneira, acordar uma garantia com o técnico pode ser uma grande vantagem para o médico dentista. Isso porque ele evita de pagar pelo mesmo conserto duas vezes seguidas.

Busque um profissional que realize o serviço completo

É interessante que o dentista mantenha contato com um técnico que resolva o problema por inteiro.

Isso significa que o técnico tem que ser responsável por conseguir as peças necessárias para o conserto de um aparelho, por exemplo.

Em geral, esse tipo de serviço pode ser mais caro. Contudo, é uma boa maneira de poupar o tempo do profissional da odontologia, que fica livre para realizar o seu ofício.

Além da realização da manutenção de equipamentos odontológicos, outro fator importante é a constante higienização e esterilização desses equipamentos. Assim, o risco de transmissão de doenças diminui.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.