Entenda tudo sobre a manutenção do aparelho

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Quando uma pessoa realiza o tratamento ortodôntico, ela sabe que a manutenção do aparelho é algo que ocorre com certa frequência.

Afinal, através da manutenção do aparelho as peças do aparelho voltam a realizar a força necessária para que, consequentemente, seja alcançado o objetivo desejado no início do tratamento.

Manutenção do aparelho é um procedimento que serve para acelerar o tratamento uma vez que ela permite que o aparelho seja ativado.

Assim, ela deve ser feita constantemente, sempre que o aparelho começar a perder a força exercida sobre os dentes.

Como é feita a manutenção do aparelho?

A primeira dúvida que tiraremos é justamente sobre como é feita a manutenção do aparelho.

Afinal, esse é um ponto que normalmente existe muita dúvida entre os pacientes, gerando até medo, já que este procedimento pode causar desconforto ou até dor nos dentes.

Vale ressaltar, antes de mais nada, que o procedimento é, de maneira resumida, uma troca de fio ou então aumento na força exercida sobre os dentes.

Contudo, para chegar a isso o dentista realiza os seguintes passos:

  1. Retirar o fio do aparelho;
  2. Remover todas as borrachinhas;
  3. Colocar um novo fio, que normalmente será mais grosso ou em outro formato;
  4. Caso necessário, o dentista pode colocar um elástico para puxar o dente para determinada posição.

Depois de colocar o novo fio e os elásticos, se for preciso, o dentista irá colocar novos braquetes e apertar o novo fio.

Essa ação, por sua vez, serve para puxar e reaproximar os dentes de maneira gradual, a fim de corrigir eventuais diastemas ou espaços que não deveriam existir entre os dentes.

Após finalizar esta etapa, o dentista irá verificar se está tudo certo para então liberar o paciente.

Como aliviar dor de manutenção do aparelho?

Antes de elencarmos formas de como aliviar dor de manutenção do aparelho, é necessário termos em mente que essa condição varia de acordo com cada paciente.

Ou seja, uma pessoa pode sentir dor após realizar este procedimento e outra não, o que é comum.

De toda maneira, listamos abaixo algumas dicas para gerar alívio caso você tenha feito uma manutenção e esteja sentindo dor. Confira conosco:

  • Evite ingerir alimentos duros;
  • Realize aplicações de gelo no local onde está sendo sentida a dor;
  • Faça o uso de cera dental, caso a possua em casa;
  • Escove os dentes de maneira suave, evitando movimentos fortes sobre os dentes;
  • Aplique pomadas anestésicas caso a dor esteja muito intensa e o dentista tenha permitido tal ação.

Lembre-se também de entrar em contato com o dentista caso a dor esteja muito forte, pedindo alguma recomendação sobre o que fazer.

E, caso necessário, não deixe de marcar uma consulta para que ele analise se está tudo normal ou se existe algum problema presente.

Posso fazer manutenção do aparelho em outro dentista?

A dúvida que fica na cabeça de muitos pacientes é a seguinte: “posso fazer manutenção do aparelho em outro dentista?”

Vale ressaltar que o profissional que está cuidando do tratamento sabe quais são os objetivos finais da intervenção por meio do aparelho.

Assim, não é recomendado que o procedimento seja feito com uma pessoa que não está a par de qual é a finalidade do uso do aparelho.

Afinal, isso pode ser um fator que pode apenas atrapalhar o bom andamento do tratamento, gerando maiores problemas e, normalmente, um maior tempo de uso do aparelho.

O que pode acontecer se eu não realizar esse procedimento?

Muitos pacientes acabam preferindo não realizar a manutenção do aparelho ortodôntico com medo da dor que este procedimento pode causar.

Porém, poucos sabem que fugir deste procedimento pode gerar uma série de problemas, uma vez que o aparelho não estará exercendo a força necessária para corrigir erros na arcada dentária.

Consequentemente, o tempo de tratamento ortodôntico pode se estender, já que por algum período ele não foi eficaz para combater o problema inicial.

Contudo, além disso o paciente pode apresentar outros contratempos, como:

  • Problemas de mastigação;
  • Reações alérgicas;
  • Perdas ósseas;
  • Movimentações desnecessárias dos dentes;
  • Perda de elementos dentais em casos mais graves;
  • De tal maneira, a importância das manutenções, além de evitar qualquer um destes problemas, é justamente fazer com que o tratamento seja mais rápido e efetivo;
  • Por isso, não deixe de realizá-las toda vez que o seu dentista falar que é necessário.

Sobre a manutenção do aparelho ortodôntico

Por fim, separamos algumas dúvidas que ainda surgem quando o assunto é a manutenção do aparelho ortodôntico.

A primeira diz respeito a quanto custa a manutenção do aparelho. E, para isso, vale pontuar que num primeiro momento não existe um preço definitivo.

No entanto, o valor pode variar entre R$100 e R$250, de acordo com o tipo de aparelho utilizado pelo paciente e com o consultório no qual ele realiza o tratamento.

Por outro lado, um outro questionamento que pode ser feito é justamente quanto ao tempo no qual é necessário realizar novamente este procedimento.

Para responder isso, devemos lembrar que varia conforme a necessidade de cada quadro, que é diferente para cada paciente.

De toda maneira, o recomendado por profissionais é que esta seja feita a cada três ou quatro semanas, mas sempre sob supervisão do dentista responsável pelo tratamento.

Assim, não deixe de ir nas consultas para manutenção do aparelho, afinal além de evitar o desenvolvimento de problemas, elas são cruciais para o bom funcionamento do tratamento!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.