Inflamação aguda e crônica: entenda as diferenças

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira as diferenças entre a inflamação aguda e crônica, como identificá-las e os tratamentos disponíveis

A boca pode ser palco de diversas inflamações, seja por doenças, acidentes ou problemas após procedimentos. Por isso, elas sempre merecem atenção! Mas você sabe qual a diferença entre inflamação aguda e crônica?

Pensando nisso, nós reunimos todas as informações sobre inflamação aguda e crônica. Sintomas, características principais e quais os melhores tratamentos para cada uma delas!

O que é Inflamação Aguda?

A inflamação aguda nada mais é do que uma resposta rápida do corpo. Ou seja, toda vez que seu corpo reagir com uma inflamação e, depois de tratamento ou alguns dias, ela acabar, você terá um quadro de inflamação aguda.

Em detalhes, essa resposta é quando o corpo envia mediadores de defesa para combater agentes invasores.

Chamamos de mediadores de defesa os leucócitos e as proteínas plasmáticas. Já os agentes invasores podem ser vírus, bactérias e outros microrganismos.

Essa resposta desencadeia uma série de eventos, como:

  • Aumento do fluxo sanguíneo na região afetada;
  • Mudança na estrutura microvascular;
  • Edemas (inchaços) na região afetada;
  • Aumento da temperatura da região afetada;
  • Vermelhidão na região afetada;
  • Formação de pus na região afetada;
  • Dor na região afetada.

No entanto, é importante ressaltar que outros eventos, além dos agentes invasores, podem causar inflamações. Por exemplo, algumas causas de infecções estão ligadas, unicamente, a problemas dentro do nosso corpo:

  • Osso quebrado;
  • Membro “torcido”;
  • Reação atípica do corpo.

Dois exemplos comuns de inflamações agudas no nosso corpo são as amigdalites e as otites.

O que é inflamação crônica?

A inflamação crônica é quase o oposto da inflamação aguda. Ela não é uma resposta rápida do corpo, nem apresenta os mesmos sinais.

Na verdade, o processo é muito mais lento e dura bem mais tempo. Desse modo, nem toda inflamação crônica possui cura e algumas delas podem deixar sequelas.

O que vai ditar a recuperação numa inflamação do tipo crônica é o tecido que foi lesado, a intensidade e, claro, quem foi o causador dessa inflamação. Assim, separamos algumas inflamações crônicas, confira:

  • Hepatite Aguda e Hepatite Crônica;
  • Cálculos Biliares;
  • Artrite reumatoide;
  • Asma;
  • Tuberculose.

Os sintomas da inflamação crônica costumam ser febre, dores e outros sintomas associados as doenças causadoras.

Tratamento para Inflamação Aguda e Crônica

As inflamações agudas e crônicas são tratadas com anti-inflamatórios. Desse modo, o tratamento pode ser combinado com outros medicamentos, que irão focar nos causadores da inflamação.

No entanto, no caso das inflamações agudas mais simples, o tratamento pode ser apenas uma boa higienização da área. Isso acontece normalmente com machucados superficiais.

Inflamação Aguda e Crônica na Odontologia

As inflamações acontecem o tempo todo nas nossas vidas. De uma espinha no rosto até um corte no braço, tudo pode gerar um processo inflamatório.

Por isso, não é diferente com a nossa boca. A inflamação na odontologia não é algo incomum. Dentes inflamam, machucados na boca também. Nervos também podem inflamar.

E o que os pacientes devem fazer nessas situações?

O melhor caminho é procurar seu cirurgião-dentista de confiança. Afinal, apenas um profissional consegue avaliar o nível da inflamação, causas e indicar o melhor tratamento.

Deu pra perceber que inflamação aguda e crônica não é brincadeira, certo? Por isso, a qualquer sinal de inflamação ou dores, procure um profissional de saúde!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!