PACIENTES

Causas da infecção dentária e maneiras de tratar

Causas da infecção dentária e maneiras de tratar

Fortes dores nos dentes podem ser indícios de infecções dentárias

Uma dor de dente, por menor que seja, é fonte de grande incômodo para qualquer um. Ela pode ser provocada por diversos motivos e o mais comum deles é a infecção dentária.

A falta de higiene bucal não tem como única consequência o mau hálito. A proliferação e o acúmulo de bactérias na boca provoca inflamação e infecção dentária. Esses problemas são a chave para desencadear uma série de doenças que afetam a qualidade de vida da pessoa.

Infecção dentária é o resultado do acúmulo de bactérias na boca, geralmente ocasionada pela falta de higienização. Dela podem advir diversas doenças da saúde bucal, como cáries, gengivite, periodontite e o abscesso dentário.

Sintomas da infecção dentária

Entre as consequências mais comuns de uma infecção dental que não foi tratada de maneira correta estão:

  • Mau hálito;
  • Dor na mandíbula e nos dentes;
  • Sangramento e vermelhidão nas gengivas;
  • Formação de pus;
  • Recessão das gengivas;
  • Aumento da sensibilidade dos dentes
  • Alteração no alinhamento dentário;
  • Dentes soltos.

Como tratar infecção dentária?

A forma mais prática de evitar uma infecção no dente é manter uma boa rotina de higiene bucal.

Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, auxiliada pelo uso de fio dental e enxaguante bucal é essencial na prevenção do problema.

Quando as primeiras dores são sentidas, o paciente deve procurar a ajuda de um cirurgião-dentista para realizar o tratamento de uma infecção dental.

O profissional pode prescrever o uso de alguns antibióticos para o tratamento da infecção. Outra alternativa é realizar um tratamento de canal.

Em casos mais graves, é recomendada a extração do dente no qual houve a infecção. Ele pode ser substituído por um implante dentário.

Riscos da infecção dentária

Uma infecção no dente pode ser um risco à saúde. Isso porque os vírus e bactérias podem se proliferar pelo corpo. Assim, existe a possibilidade de que sejam alcançadas regiões vitais como o cérebro ou o coração através das veias sanguíneas.

Sendo assim, doenças como a endocardite e a sepse são desencadeadas. Endocardite é uma infecção que atinge os tecidos que revestem o coração.

Já a sepse ocorre na corrente sanguínea e é considerada uma doença potencialmente grave, podendo ser fatal.

O que causa infecção na gengiva?

A infecção ou inflamação da gengiva recebe o nome de gengivite. É caracterizada por vermelhidão, inchaço e sensibilidade na região das gengivas.

Entre suas principais causas está a falta de uma higiene oral adequada e bem feita.

Em estágios mais avançados e, se não receber o devido tratamento, as bactérias causadoras da gengivite podem se proliferar, gerando uma periodontite. Essa infecção afeta os ligamentos e ossos dos dentes.

O que é um abscesso dental?

Abcesso dentário é um acúmulo de pus na raiz de um dente. Ele possui forma de uma bolsa esbranquiçada e é fonte de fortes dores de dente, sensibilidade, mau hálito, além de inchaço e vermelhidão na gengiva.

O abscesso surge graças à uma inflamação que foi negligenciada, sendo considerado uma das formas mais graves de infecção dentária.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também