Entenda um pouco mais sobre como surgiu e as especificações desse conceito
Alguma vez em sua vida você já ouviu falar sobre indústria 4.0? O termo está em evidência, se popularizando no mercado global também em diferentes áreas como a odontologia.
Alguns profissionais e estudiosos inclusive já se referem ao termo como um dos pilares da quarta revolução industrial. Mas, afinal, o que é a indústria 4.0?
Indústria 4.0 é um conceito proposto recentemente e que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura e prestação de serviços.
Origem do termo Indústria 4.0
O termo Indústria 4.0 teve origem a partir de um projeto estratégico de alta tecnologia do governo alemão. Ele visava promover a informatização da manufatura.
Contextualizando, a primeira revolução industrial mobilizou a mecanização da produção usando água e energia a vapor. A segunda revolução industrial, então, introduziu a produção em massa com a ajuda da energia elétrica.
Em seguida veio a revolução digital e o uso de aparelhos e dispositivos eletrônicos. Assim como tecnologia da informação para automatizar ainda mais a produção.
Relatos indicam que o termo foi usado pela primeira vez na Hannover Messe – principal feira do mundo sobre tecnologia industrial.
Em outubro de 2012, o grupo de trabalho na Indústria 4.0, presidido por Siegfried Dais e Henning Kagermann apresentaram um conjunto de recomendações para implementação da Indústria 4.0 ao Governo Federal Alemão.
Em abril de 2013, novamente na feira de Hannover, o relatório final do Grupo de Trabalho da Indústria 4.0 foi apresentado. Dessa vez ele acabou convencendo o público e se popularizando.
Indústria 4.0 na Odontologia
Como vimos, o conceito apresentado engloba um conjunto de inovações tecnológicas extremamente modernas. Elas são aplicadas no mercado com o intuito de melhorar a produção de bens e prestação de serviços.
Até ai tudo bem. Mas agora está na hora de descobrirmos como atua a indústria 4.0 na odontologia. Para isso, iremos observar algumas mudanças promovidas pelo conceito no cenário odontológico, sendo elas:
- Utilização da impressora digital 3D. Isso permite o escaneamento e a confecção em poucos minutos e no próprio laboratório de coroas dentárias, pontes ou facetas em porcelana;
- A cor das peças é definida por meio do PANTONE digital de comparação;
- Robôs com inteligência artificial. Eles mapeiam toda a arcada dentária, fazendo o diagnóstico com precisão, indicando a melhor solução do problema e agilizar o atendimento;
- Evolução de novos materiais promovida pela tecnologia;
- Big Data: é possível utilizar um sistema integrado para acompanhar remotamente toda a vida odontológica do paciente e enviar mensagens, lembretes, etc. Ou seja, o cliente pode acompanhar todo o tratamento online pelo display;
- A tecnologia atenua a dor e desconforto do cliente. Assim, ela pode alterar a metodologia da forma invasiva no paciente.
Para algumas pessoas essas mudanças podem não parecer tão impressionantes.
Entretanto, se pararmos para analisar os modelos utilizados no passado, é possível dizer que as modificações trazidas pela odontologia 4.0 são bastante significativas.
Portanto, a indústria 4.0 traz maior qualidade de vida aos pacientes e uma condição de trabalho mais fluida ao profissional da odontologia.