Fita clareadora dental pode causar sensibilidade

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saiba quais são os prós e contras da fita de clareamento

Com o passar do tempo o dente tende a escurecer. Trata-se de um processo totalmente natural, mas que incomoda por fugir dos padrões estéticos. Umas das alternativas para contornar esse problema é a fita clareadora dental.

A fita clareadora dental muitas vezes é propagandeada como um procedimento com resultado similar ao clareamento realizado em consultório. Mas será que isso é verdade?

A fita clareadora dental é uma espécie de faixa adesiva transparente. É colada nos dentes com o intuito de deixá-los mais brancos. A principal substância de sua composição é o peróxido de hidrogênio, que também é usado nos clareamentos em consultórios, porém em menor quantidade.

A fita de clareamento dental se popularizou pela facilidade de aplicação e custo benefício. Após o uso, a fita não costuma deixar gosto na boca, o que agrada bastante. Mas o tratamento também tem seu lado negativo.

Pontos negativos da fita clareadora dental

Talvez a principal desvantagem da fita para clareamento seja que, enquanto no clareamento convencional se alcança todos os dentes, a fita para clareamento atinge apenas a parte frontal. Ou seja, apenas a parte visível do sorriso.

Além disso, existem outros pontos negativos, tais como:

  • Desenvolvimento de sensibilidade dentária após o uso do produto;
  • Existem tratamentos semelhantes e que apresentam resultados superiores;
  • Efeito menos duradouro que o de outros procedimentos semelhantes realizados por dentistas;
  • Próteses e restaurações dentárias não são afetadas no processo. Assim, elas podem ficar com a coloração diferente dos demais dentes da boca.

Quando a fita clareadora dental é indicada?

clareamento com fitas branqueadoras é indicado em casos onde a pessoa possui os dentes escurecidos por conta do consumo excessivo de café ou mate e também pelo tabagismo.

Mas também existem algumas situações onde não é recomendado a realização do procedimento, como:

  • Em pessoas menores de 15 anos;
  • Mulheres grávidas;
  • Pessoas com cáries não tratadas;
  • Pessoas com restaurações defeituosas ou problemas na gengiva;
  • Pessoa alérgicas aos complementos do agente clareador.

O que dá cor aos nossos dentes é a dentina, sendo ela naturalmente meio amarelada, acompanhada do esmalte que se apresenta translúcido. Se o esmalte ficar mais opaco, ele irá deixar de ter a cor da dentina e ficará mais claro.

Isso é alcançado através do uso de produtos químicos, como é o caso do peróxido de hidrogênio.

Porém, não se engane! Apesar de ser uma técnica menos invasiva que o clareamento a laser, por exemplo, se usada com frequência pode causar alta sensibilidade e desgaste do esmalte dentário, deixando os dentes mais frágeis e corrosivos.

O objetivo principal do tratamento é a sua satisfação e bem estar, porém você nunca vai conseguir isso se estragar os dentes. Por isso, o recomendado sempre será procurar um profissional para realizar o clareamento ou qualquer procedimento odontológico.

Lembrando que os processos tradicionais de clareamento feitos sob supervisão do dentista são: clareamento a laser e clareamento caseiro.

Apesar do custo benefício da fita clareadora dental, quando usada excessivamente e a longo prazo, pode trazer malefícios ao seus dentes e, consequentemente, ao seu bolso.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.