Uma alimentação inadequada não só amarela os dentes, como também causa erosão ácida
A coloração de nossos dentes se altera durante nossas vidas, é inevitável. Com o tempo, eles amarelam, muito por conta dos hábitos que temos. E, além disso, também existe a erosão ácida, que atua de maneira semelhante.
A ingestão de alimentos ácidos acaba trazendo como consequência a erosão ácida. Por isso, devemos balancear bem a nossa dieta.
A erosão ácida é a perda do esmalte do dente. Ou seja, deterioração de sua superfície pela presença de ácidos na boca. Ela ocorre após a ação de dois agentes: os ácidos intrínsecos e os ácidos extrínsecos.
O problema de erosão dental se tornou mais recorrente junto com a virada do século XXI. Afinal, foi quando a dieta da população passou a ser mais gordurosa.
Ácidos intrínsecos
A erosão intrínseca é decorrente dos ácidos presentes no estômago. Dessa forma, quem tem refluxo ou quem sofre com a bulimia pode apresentar a erosão ácida dentária.
Ácidos extrínsecos
Já a erosão extrínseca é ocasionada pelos ácidos presentes em nossa dieta. Portanto, comer alimentos que contenham um teor alto de acidez faz com que o problema se agrave.
Sintomas de erosão ácida
-
Sensibilidade
Conforme o esmalte vai se desgastando, a dentina passa a ficar exposta. Isso provoca certo incômodo, principalmente quando consumimos alimentos gelados, pois a dentina é mais sensível.
-
Amarelamento dos dentes
Por passarem a carecer de sua superfície, a dentina começa a se expor. E sua coloração é mais escura que a do esmalte dentário, tendendo mais para o amarelo. Assim, a cor dos nossos dentes torna-se mais amarelada.
-
Dentes arredondados
Os dentes ficam com um formato mais arredondado na superfície de sua borda, além de passarem a ter uma textura mais áspera.
-
Transparência
A borda do dente começa a apresentar uma transparência que não existia antes.
-
Lesões na região oclusal
Na superfície de contato dos dentes, mais precisamente no sulco, passa a aparecer algumas lesões, também conhecidas como lesões em forma de taça.
Tratamentos
Para corrigir o problema, o dentista pode fazer uma restauração no dente, corrigindo a superfície que foi prejudicada.
Dependendo da gravidade, é possível ser sugerido uma reabilitação oral, isto é, o dentista terá de reconstruir os dentes por meio de implantes.
Por fim, se a estrutura dentária estiver comprometida por inteiro, o profissional terá de efetuar uma exodontia do dente, colocando uma prótese em seguida.
Para evitar a erosão
A fim de evitar este problema, é necessário que nossos hábitos sejam saudáveis.
- Após consumir alimentos que contenham acidez, espere alguns minutos para escovar o dente. Escová-los imediatamente ajuda a prejudicá-los;
- Se for beber refrigerantes, tente não deixá-los por muito tempo na boca ou fazer com que tenham o mínimo de contato com os dentes;
- Utilize cremes dentais com baixa abrasividade e boa quantidade de flúor;
- Hidrate-se. A água ajuda a produzir saliva, e ambas diluem o ácido;
- Balanceie a alimentação. Diminua a quantidade de alimentos ácidos.
Alimentos ácidos
Veja quais alimentos contribuem para a erosão ácida nos dentes:
- Grãos em geral;
- Vinagre;
- Vinho;
- Refrigerantes;
- Tomate;
- Café;
- Leite;
- Carnes processadas;
- Sucos industrializados;
- Alimentos gordurosos;
- Frutas cítricas.
- Bebidas alcoólicas;
- Açúcar.
Além disso, para minimizar os riscos da erosão ácida, faça uma boa escovação e não se esqueça de utilizar o fio dental. Através deles é possível fazer a plena manutenção dos dentes.