PACIENTES

Engoli um dente, e agora? Saiba o que fazer!

Engoli um dente, e agora? Saiba o que fazer!

O imprevisto pode acontecer com qualquer um e todo mundo tem dúvidas sobre como agir após engolir um dente

Engolir um dente não é algo impossível, apesar de ser raro. Muitas pessoas se desesperam ao pensarem: “engoli um dente, e agora?” e não sabem como agir no momento.

Por isso, nesse artigo, nós vamos responder a famosa pergunta: engoli um dente, o que faço agora? Para entender todo esse processo, fique ligado com a gente até o final!

“Se eu engoli um dente, há consequências?” Vai muito do caso! No geral, o incidente acontece mais com crianças, na fase de queda dos dentes de leite, ou em adultos, no caso de próteses mal colocadas.

Engoli um dente, e agora?

Para começar, não precisa ficar desesperado! Engolir o dente não é algo muito comum, principalmente em adultos com dentes saudáveis.

O cenário muda quando falamos de crianças na fase de troca da dentição. Os dentes amolecem e ficam suscetíveis a queda a qualquer momento.

No entanto, é incomum que a criança apenas engula o dente sem ajuda de um agente externo. O que pode acontecer é do dente grudar em algum alimento e ser engolido junto, sem a criança sequer notar.

Outro cenário mais frequente é em adultos e idosos com próteses mal colocadas. A prótese pode se soltar e ser engolida com ou sem ajuda de agentes externos.

Mas engolir um dente faz mal?

Depende! Se uma criança engolir um dente de leite, as consequências podem ser nulas. Já nos casos de próteses, pode ser necessário manter o paciente em observação.

Outro ponto importante é que engolir dentes não pode ser uma questão recorrente. Se seu filho ou você já passaram por isso mais de uma vez, é hora de procurar ajuda profissional. Tudo em excesso é preocupante!

Um risco grave ao se engolir um dente é o de sufocamento. É extremamente raro, mas é possível. Para evitar esse cenário, o melhor caminho é manter os dentes amolecidos sob constante observação e ajudá-los a se soltar quando estiverem bem amolecidos.

No caso das próteses, ao notar qualquer afrouxamento ou perceber que ele está mole, procure seu dentista. A prótese pode precisar ser recolocada e os motivos para esse quadro, avaliados.

O que devo fazer assim que notar que engoli um dente?

O primeiro passo é ligar para o seu cirurgião-dentista de confiança. Seja o odontopediatra do seu filho ou seu clínico geral, ele deve estar ciente de que esse fato ocorreu.

Ele pode fazer algumas perguntas por telefone ou pedir por uma consulta para avaliar o caso. É nessa consulta que vocês podem descobrir, juntos, os motivos que levaram à queda do dente e saber como evitar que isso aconteça da mesma forma novamente.

No caso de próteses e coroas, é essencial que você vá até o cirurgião-dentista, para que ele avalie todas as questões desse quadro. E, claro, evitar problemas maiores a partir desse ponto.

Engoli um dente e não tenho um dentista! O que faço?

Nesse caso, você pode procurar um pronto socorro odontológico. Esses locais oferecem atendimento 24 horas.

Outra opção é pedir recomendações de dentista para amigos próximos e tentar uma consulta de urgência.

De qualquer forma, fica a dica: tenha um dentista de confiança, que esteja acostumado com seu caso clínico e que possa te ajudar sempre que necessário. Além disso, é nele que você irá para suas consultas semestrais!

Agora você sabe exatamente o que fazer. O pensamento de “engoli um dente” não precisa mais te assustar!

ACESSO RÁPIDO
    Silmara Alves Rozo Ducatti
    Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

    Leia também