PACIENTES

Conheça 6 doenças transmitidas pelo beijo

Conheça 6 doenças transmitidas pelo beijo

Fique atento para as doenças transmitidas pelo beijo

Mesmo em um momento descontraído com o seu ou a sua parceira, é necessário ficar atento. Isso porque, em contato íntimo com outra pessoa, é possível a propagação de doenças transmitidas pelo beijo.

É bom ficar de olha na sua saúde bucal e a de seu parceiro. Quando a gente menos espera, as doenças transmitidas pelo beijo se manifestam. Mas, afinal, o que elas são?

As doenças transmitidas pelo beijo são todas aquela em que, a partir do contato bucal, bactérias, vírus e fungos são passados pela saliva. Assim, elas podem se desenvolver nos organismos dos parceiros que tiverem mais suscetíveis à doença.

Quais são as principais doenças?

Entre as principais doenças passadas pelo beijo, sintomas e tratamentos, encontramos as seguintes:

  1. Mononucleose Infecciosa: conhecida como doença do beijo, é causada pelo vírus Epstein-Barr.
    A) Sintomas: dor no corpo, febre, dor de garganta, proliferação dos gânglios na garganta, manchas pelo corpo e tosse.
    B) Tratamentos: Procure por um clínico geral. Ele irá realizar exames clínicos e de sangue. A infecção pode durar por 2 meses, mas ela é controlada a partir de remédios como dipirona. O paciente deve beber muita água e repousar. Mas, é preciso lembrar que a pessoa irá carregar o vírus com ela para toda a vida.
  2. Herpes Labial: é causada pelo vírus herpes simples. A transmissão da doença é feita a partir do contato com pessoas que já apresentam o vírus presente no organismo. O vírus irá se manifestar em períodos de imunidade baixa.
    A) Sintomas: lesões avermelhadas pela boca, bolhas amareladas, dor e formigamento nas lesões, febre, dor de garganta e proliferação dos gânglios da garganta.
    B) Tratamentos: Procure por um clínico geral. É preciso lembrar que a pessoa irá carregar o vírus com ela para toda a vida. O paciente pode usar pomadas antivirais ou tomar comprimidos receitados pelo profissional.
  3. Candidíase Oral: é causada pelo acúmulo do fungo Candida, principalmente pelo candida albicans. A infecção é impulsionada com a baixa imunidade.
    A) Sintomas: dificuldade de engolir, manchas brancas nos elementos da cavidade bucal, vermelhidão, ardência, diferença no paladar, pequenas rachaduras, dor na boca, mau hálito e secura na boca.
    B) Tratamentos: A escovação é o método mais eficaz. Mas, procure por um clínico geral, ele pode indicar antifúngicos orais.

Outras infecções

Outras doenças passadas pelo beijo, sintomas e tratamentos, são:

  1. Sífilis: é causada pela bactéria Treponema pallidum, e é transmitida pela saliva.
    A) Sintomas: lesões na boca.
    B) Tratamentos: Procure por um infectologista ou por um clínico geral. O profissional irá prescrever antibióticos para o tratamento.
  2. Cárie: é uma forma de deterioração dos dentes. Ela representa uma lesão estrutural dentária e é uma infecção causada por bactérias.
    A) Sintomas: Dor no dente, sensibilidade dentária na hora de comer ou beber, dor ao morder, colorações mais escuras e aparentes pequenos buracos nos dentes.
    B) Tratamentos: Procure por um clínico geral ou pelo seu dentista de confiança. Ele irá sugerir a obturação como tratamento.
  3. Gripes e Resfriados: a gripe é causada pelo vírus Influenza, enquanto o resfriado pode ser causado por muitos tipos de vírus.
    A) Sintomas: dor no corpo, febre, dor de garganta, proliferação dos gânglios na garganta, perda de apetite e tosse.
    B) Tratamentos: Repouso, hidratação, medicamentos e uma alimentação balanceada. Procure por um clínico geral.

É importante lembrar que as doenças, mesmo com tratamento, podem ser perigosas para a sua saúde. Fique atento aos sintomas e procure o seu dentista.

Cuidados com a saúde bucal

Muitas das doenças transmissíveis pelo beijo têm sua origem na falta da higiene oral. Ter uma atenção com a saúde bucal nunca é demais. Por isso fique atento para essas dicas que separamos para você.

Escove os dentes depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir. Faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes. Lembre de escovar a língua também!

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é indispensável. Não precisa passar de forma bruta, mas é preciso que você limpe todo o espaço ao redor do dente.

O seu dentista também pode passar algum tipo de enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal. Para um cuidado a mais, tenha uma alimentação equilibrada e regulada.

E, faça visitas regulares ao seu dentista seu de dentista. Tire todas as suas dúvidas sobre saúde bucal e doenças transmitidas pelo beijo.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também