Diminuição salivar na terceira idade pode causar patologias orais
Conforme envelhecemos, é comum observarmos diversas mudanças fisiológicas em nosso organismo, especialmente no que se refere à saúde bucal. Mas e a diminuição salivar em idosos? É uma alteração considerada normal ou pode representar algum problema de saúde mais sério?
A diminuição salivar em idosos pode provocar uma sensação desagradável de boca seca e é causada por diversos fatores. De toda forma, o acompanhamento de um odontogeriatra é sempre fundamental.
Condição conhecida como hipossalivação, a diminuição salivar em idosos é caracterizada pelo ressecamento da mucosa bucal por conta de um medicamento ou um problema de saúde.
Mas é preciso observar a condição com cuidado. Quando a secura é apenas uma sensação momentânea, recebe outra denominação, sendo conhecida como xerostomia.
A sensação de boca seca, ou melhor, a xerostomia na terceira idade é comum. A principal justificativa é o ronco durante o sono, decorrente da flacidez da musculatura.
A hipossalivação, por outro lado, não pode ser considerada normal. Vamos entender um pouco mais?
O que pode causar a diminuição salivar em idosos?
Como dissemos anteriormente, as causas para a hipossalivação na terceira idade provêm de problemas de saúde ou do uso de remédios. Desse modo, a diminuição salivar pode acontecer por:
- Uso de remédios anti-histamínicos;
- Diuréticos;
- Neurolépticos;
- Antidepressivos;
- Tratamento radioterápico;
- Baixa hidratação;
- Infecções por bactérias ou vírus;
- Diabetes não controlado;
- Síndrome de Sjögren;
- Doenças autoimunes, como o lúpus e a esclerodermia.
Como evitar essa condição?
A hipossalivação pode ser prejudicial à qualidade de vida do idoso e à sua saúde de forma geral.
A saliva é essencial para a limpeza da cavidade bucal, bem como de sua proteção. A diminuição do fluxo salivar em idosos pode propiciar o desenvolvimento de patologias orais, como cárie, gengivite, periodontite, saburra e também mau hálito.
Outro efeitos dessa condição é a diminuição na percepção do gosto dos alimentos.
Para evitar os problemas relacionados à boca seca na terceira idade, é preciso que o idoso busque auxílio de um odontogeriatra para analisar seu quadro.
O tratamento depende diretamente da causa relacionada à hipossalivação.
Por exemplo, se for decorrente do uso de remédios e as glândulas ainda apresentarem uma boa capacidade de produção, alguns tratamentos são realizados pelo profissional para estimular a salivação por meio de incentivos mecânicos, farmacológicos, elétricos ou gustatórios.
Por outro lado, se o problema for decorrente de doenças ou houver incapacidade das glândulas na produção de saliva, é recomendado o uso de substitutos salivares para trazer conforto ao paciente idoso. Aqui, a alternativa é o uso da saliva artificial.
Quais são os principais cuidados com a saúde bucal na terceira idade?
Vale lembrar que a saúde bucal do idoso demanda cuidados especiais para manter-se em dia. Confira quais são:
- Beber água com frequência ajuda a manter a cavidade hidratada por mais tempo, evitando a sensação de boca seca;
- Escove os dentes com escovas macias após as refeições e não se esqueça de passar o fio dental;
- Para higienizar a prótese dentária, utilize sabonete neutro ou produtos próprios para a sua limpeza, mas dispense o creme dental, pois pode danificá-la;
- Em casos de sensibilidade dentária, que aumenta conforme o envelhecimento, utilize creme dental próprio para o problema. Também comunique seu odontogeriatra.
Por último, lembre-se, a diminuição salivar em idosos deve ser sempre examinada por um profissional especializado. Se você sofre com esse problema ou qualquer outro problema, consulte um profissional o mais breve possível.