Desmaio no dentista: saiba quais as principais causas

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra quais são as principais causas para desmaio e como o dentista deve proceder em cada caso

Ficar ansioso ou com medo no consultório odontológico é mais comum do que parece. Esse tipo de sensação pode gerar alguns episódios incômodos como o desmaio no dentista.

Sabemos que isso pode acontecer com qualquer pessoa! Porém, questões ficam em nossas cabeças: qual o motivo disso acontecer? O que leva uma pessoa a sofrer um desmaio no dentista?

Desmaio no dentista pode ter diversas causas. O paciente pode estar com medo, não ter se alimentado direito, ter se alimentado demais, ou até sofrer com alguma particularidade durante a consulta.

Por isso, nós aqui da Simpatio decidimos elaborar uma lista com as principais causas para desmaio no consultório e como o dentista deve proceder em cada caso. Vamos acompanhar!

Lipotomia

Trata-se de um forte mal estar passageiro, geralmente associado a uma sensação de angústia e que pode culminar em um desmaio.

O paciente fica bastante pálido, suando muito e com a visão altamente embaçada. Entretanto, em certas ocasiões, pode não ocorrer a perda total de consciência.

Muitas vezes o problema pode estar associado a questões cardiovasculares.  No entanto, suas causas também podem ser o medo ou ansiedade (que dificultam a oxigenação cerebral), a hipoglicemia (falta de açúcar no sangue) e até mesmo o consumo de alguns medicamentos, como ansiolíticos e antidepressivos.

O ideal é que, em situações como esta, o profissional vise sempre acalmar o paciente e mantê-lo consciente. Afrouxar as vestimentas e manter o indivíduo com as pernas levemente elevadas também é aconselhável.

Caso não haja melhora em 4 minutos, o ideal é administrar oxigênio em respiração espontânea, buscando melhorar o estado do paciente.

Síncope

A síncope representa uma circunstância onde a pessoa realmente sofre um desmaio na cadeira do dentista. Ela pode ser causada por uma série de motivos, como:

  • Diminuição do fluxo sanguíneo e diminuição de oxigênio no cérebro;
  • Causas neurológicas/metabólicas;
  • Má perfusão cerebral;
  • Fatores emocionais (medo e ansiedade);
  • Fatores não emocionais (fome, exaustão, debilidade física);
  • Queda do débito cardíaco que leva à hipotensão (pressão baixa), hipóxia (falta de oxigênio) e à hipotonia muscular (redução da força – moleza).

Assim, o ideal é que o dentista realize um procedimento semelhante ao dos casos de lipotomia, administrando O2 e colocando o paciente em posição de descanso.

O importante é saber que, mesmo quando o paciente estiver melhor, ele só deve receber alta quando estiver acompanhado de algum parente ou amigo.

Hipoglicemia aguda e hiperglicemia

As duas disfunções possuem sintomas semelhantes, o paciente fica irritado, pálido, bastante confuso e pode sofre o desmaio. Entretanto, suas causas são diferentes.

Enquanto na hipoglicemia ocorre a ausência de açúcar no sangue, na hiperglicemia o problema é excesso na substância em nosso organismo.

Para pacientes com hipoglicemia, o ideal é oferecer meia lata de refrigerante, liberando-o após no mínimo 30 minutos e com algum acompanhante. Já para pessoas com hiperglicemia, o ideal é que seja aplicada a insulina 50U.

Hipotensão ortostática

É a queda brusca da pressão arterial quando a pessoa assume a posição vertical. Essa é uma situação relativamente comum, pois muitos pacientes querem levantar logo da cadeira depois que o procedimento é concluído.

Portanto, esse tipo de desmaio no dentista não representa nada muito grave. Assim, basta que o paciente se sente novamente para que haja a recuperação.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!