Em alguns casos, é uma boa opção para cuidar dos dentes e também do bolso
A ideia de frequentar um dentista gratuito parece incrível, não é mesmo?
Por isso, várias universidades brasileiras com curso de odontologia já realizam certos procedimentos com um dentista gratuito nos laboratórios e clínicas odontológicas disponibilizados.
O atendimento do dentista gratuito é, normalmente, feito por alunos do curso de odontologia, mas sempre acompanhados e auxiliados por um professor.
Onde encontrar Dentista Gratuito?
As universidades estão entre os locais mais procurados para se realizar um tratamento odontológico gratuito. Essas clínicas universitárias estão distribuídas por 25 Estados do país.
Também é possível passar por consultas nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), que fazem parte do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além disso, vale procurar o posto de saúde mais próximo de você e questioná-los sobre tratamento dentário gratuito.
Porém, ao procurar por esse tipo de serviço é importante ter em mente algumas condições:
- Se o seu caso não apresentar urgência, você será automaticamente colocado em uma fila juntamente com todos os outros pacientes em espera;
- Nem todas as universidades atendem todos que as procuram. Algumas trabalham em paralelo com pedidos encaminhados pelo SUS;
- Os procedimentos não são, de uma forma geral, gratuitos. Caso seja necessário uso do laboratório, por exemplo, uma taxa a parte poderá ser cobrada;
- As universidades não têm obrigação de atender todos os pacientes. O atendimento é efeito com objetivo de treinar os alunos, então, algumas pessoas poderão ficar de fora.
Projetos Odontológicos Sociais e Dentista Gratuito
Além de tratamento dentário gratuito, algumas universidades desenvolvem projetos visando ajudar e informar a população sobre a importância da saúde bucal.
A UNISANTA (Universidade de Santa Cecília) possui oitenta bancadas individuais, onde os acadêmicos, supervisionados pelos professores, reproduzem operações de um consultório.
Após passaram por uma triagem, aproximadamente 150 pessoas são atendidas diariamente, entre crianças e adultos.
Outro projeto interessante, é o executado pela Turma do Bem com a ajuda voluntária de cirurgiões-dentistas. Os profissionais atendem crianças e jovens de baixa renda, dos 11 aos 17 anos.
Dessa forma, a seleção é feita através do grau de necessidade de cada paciente, o que é determinado por uma triagem realizada em escolas públicas ou instituições social.
Denominado Dentista do Bem, o projeto conta com voluntários espalhados em 1.500 Municípios do Brasil. Além de 12 países da América Latina e Portugal.
É possível então obter mais informações e saber se seu dentista é um do bem através do próprio site da organização.
Tipos de Tratamentos Gratuitos Oferecidos
Cada universidade, centro e posto de saúde, trabalha com diferentes tipos de tratamentos.
Para casos específico, o indicado é entrar em contato com a instituição de interesse e perguntar se realizam ou não o procedimento necessário. De forma geral, eles oferecem:
- Extrações de dentes;
- Limpeza;
- Restaurações e próteses;
- Tratamento da gengiva;
- Tratamento de canal.
Técnicas envolvendo estética, como os clareamentos, por exemplo, não costumam estar entre esses serviços oferecidos. Assim como os aparelhos ortodônticos também não.
O dentista gratuito existe e é muito benéfico para quem não pode pagar pelos tratamentos. É importante saber que, em um momento crítico, há profissionais qualificados para ajudar.