Dentes supranumerários podem indicar riscos para a boca

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui quais são as causas para o aparecimento de dentes supranumerários

Como qualquer outra parte do corpo, também devemos cuidar da nossa boca. Para mantê-la saudável, precisamos estar atentos à qualquer alteração. Um exemplo disso é quando notamos os dentes supranumerários.

Pode parecer inofensivo, mas os dentes supranumerários podem trazer prejuízos para a saúde bucal. Por isso, é ideal a visita a um cirurgião-dentista. Ele irá acompanhar o desenvolvimento da arcada dentária.

Os dentes supranumerários são alterações do desenvolvimento da arcada dentária. Eles são os dentes a mais que aparecem na nossa boca. Ou seja, eles excedem o número normal de dentes, sendo 20 na fase decídua e 32 na fase permanente.

Conhecendo mais da anatomia dental

Na nossa infância e adolescência, nós temos 20 dentes de leite.  Mas, quando nos tornamos adultos, os nossos dentes crescem e se desenvolvem. Assim, a nossa arcada dentária fica formada por 32 dentes.

A anatomia dental, então, classifica os dentes em:

  • Incisivos: temos 4 superiores e 4 inferiores. Eles são os primeiros dentes que vemos quando sorrimos. Eles são chapados e afiados. Eles têm como função a de cortar alimentos.
    Incisivo Superior Central;
    Incisivo Superior Lateral;
    Incisivo Inferior Central: e
    Incisivo Inferior Lateral.
  • Caninos: temos 2 superiores e 2 inferiores. Eles são pontudos e servem para rasgar alimentos.
    Dois Caninos Superiores; e
    Dois Caninos Inferiores.
  • Pré-molares: temos 8 dentes pré-molares. Eles se localizam entre os caninos e os molares. Servem para triturar os alimentos.
    Quatro Pré-Molares Superiores; e
    Quatro Pré-Molares Inferiores.
  • Molares: temos 8 dentes molares. Eles se localizam no fundo da nossa boca. Eles são lisos e servem para triturar e mastigar os alimentos.
    Quatro Molares Superiores; e
    Quatro Molares Inferiores.
  • Sisos: algumas pessoas apresentam os dentes do siso, mas não é regra. No total, são 4 dentes, mas o crescimento varia de pessoa para pessoa. São os últimos a nascerem e normalmente são extraídos por atrapalharem a posição dos outros dentes na boca.
    Dois Sisos Superiores; e
    Dois Sisos Inferiores.

Quando apresentamos algum dente a mais do que o considerado normal na arcada dentária, temos um ou mais dentes extranumerários.

Quais são as causas dos dentes supranumerários?

Os dentes em excesso podem afetar qualquer pessoa e qualquer idade. Normalmente, a alteração é causada por fatores genéticos.

No entanto, algumas anomalias também causam os dentes supranumerários. Elas são:

  • Hiperdontia;
  • Displasia cleidocranial;
  • Síndrome de Gardner;
  • Fenda palatina;
  • Lábio leporino;
  • Síndrome de Ehler-Danlos.

Riscos dos dentes supranumerários

Pode até parecer inofensivo, mas o dente supranumerário pode trazer prejuízos para a saúde bucal. Alguns dos problemas são:

  • Impedir a erupção dos dentes permanentes;
  • Má oclusão;
  • Placa bacteriana;
  • Tártaro;
  • Doenças periodontais; e
  • Comprometem a estética.

Tratamentos para Dentes Supranumerários

Quando o dente extranumerário começa a trazer empecilhos para o desenvolvimento dentário, o profissional traça uma estratégia de prevenção. Normalmente, os dentes são extraídos.

Assim, o paciente pode ter o desenvolvimento concluído e sem prejuízo dos elementos extranuméricos.

Cuidados bucais

Mesmo com os dentes a mais na sua boca, você não pode deixar de cuidar da sua saúde bucal. Ter um cuidado minucioso com a higiene oral é ideal para manter a saúde bucal e evitar a manifestação de problemas futuros.

Por isso, separamos algumas dicas para você seguir de como manter a saúde bucal perfeita.

É importante escovar os dentes 30 minutos depois das refeições e antes de ir dormir. Mas, lembre: faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes. Use escovas de cerdas macias ou escovas elétricas.

Além disso, pergunte para o seu dentista se o uso de cremes dentais branqueadores é necessário.

Lembre de sempre escovar a língua também, porque ela também tem bactérias bucais que podem fazer mal a saúde. Mas, fique atento: é importante tentar não passar a escova bruscamente.

Também, o uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos profissionais. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

O seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal todos os dias.

Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada. Por isso, consuma bastante vitaminas e nutrientes. Não esqueça de se manter hidratado sempre que puder.

Além disso, fique atento para evitar o consumo de alimentos e bebidas que mancham os dentes, como refrigerantes e cafés.

Com uma saúde bucal em dia, você se previne e garante um sorriso perfeito! Faça visitas regulares ao dentista para checar se está tudo certo com a sua anatomia dental e tire todas as dúvidas sobre os dentes supranumerários!

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!