Dentes pequenos têm solução com procedimento cirúrgico

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saiba as causas desse problema e como você pode solucioná-lo

É bastante comum que alguns pacientes cheguem ao consultório odontológico se queixando sobre o tamanho de seu órgão dental, podendo apresentar dentes pequenos ou até mesmo muito grandes.

Nesse artigo iremos te explicar tudo sobre os dentes pequenos. Mas afinal, você sabe quais são as características dessa anomalia?

Os dentes pequenos, assim como a maioria das anomalias de tamanho e forma dentária, são bastante recorrentes no meio odontológico. Eles podem se manifestar em um ou mais dentes de nossa boca.

Porém, a grande verdade é que em muitos dos casos, os dentes não são pequenos, e sim a relação entre eles e a gengiva que é desproporcional. Isso acaba causando essa impressão de dentes curtos.

Esse fenômeno é o chamado de sorriso gengival alto. Ele costuma acontecer quando há uma exposição exagerada das gengivas acima dos dentes.

Essa patologia pode vir de nascença, se desenvolver a partir de uma gengivite ou até mesmo por conta de uma inflamação na região da gengiva.

Isso pode causar constrangimento nas pessoas com essa condição que, por sua vez, acabam sentindo vergonha de sorrir. Mas então qual seria a solução para acabar com esse problema e aumentar os dentes?

Tratamento para dentes pequenos

O tratamento mais adequado para o sorriso gengival é a realização de uma gengivoplastia. Então nada melhor do que descobrirmos como é realizado esse procedimento cirúrgico e como aumentar os dentes.

Como é o procedimento da gengivoplastia?

Apesar de ser uma cirurgia plástica em uma região bem sensível e delicada do corpo, a gengivoplastia é um procedimento bem simples.

A única dor ou incômodo sentida pelo paciente se dá na aplicação da anestesia local, que possui uma duração média de 30 minutos.

Logo após, o cirurgião retira o excesso de gengiva com um bisturi ou laser e, caso necessário, corrige outras imperfeições, deslocando a gengiva de acordo com o objetivo inicial da cirurgia.

A cicatrização dura em média duas semanas. E a operação não deixa nenhuma cicatriz ou sequela, já que não necessita de pontos ou suturas.

Pós-operatório

Por ser um procedimento bastante simples, o paciente não encontra muitos problemas com o pós-operatório da gengivoplastia. Apesar disso, existem algumas recomendações que devem ser seguidas:

  • Não ingerir comidas ou líquidos muito quentes. Dar preferência à alimentos mais leves;
  • Na primeira semana evitar fumar, realizar esforços físicos, exposição ao sol e ingestão de bebidas alcoólicas;
  • Usar a medicação indicada para o pós operatório;
  • Realizar a higiene bucal de acordo com a indicação do dentista.

A cirurgia plástica gengival é pouco invasiva e não causa dor ou inchaço no local, por isso o paciente não precisa ficar internado, podendo voltar às suas atividades no dia seguinte. A cicatrização demora em média de quinze a vinte dias.

Contraindicações

Tabagismo, a diabetes descompensada, pressão alta, problemas na coagulação sanguínea, antigos problemas gengivais não tratados, HIV com a carga viral fora do limite seguro e gravidez podem adiar ou inviabilizar o procedimento.

Agora você já sabe a causa e o tratamento para dentes pequenos. O ideal é que ao identificar o problema, você procure seu dentista de confiança para que ele te ajude da melhor maneira possível.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.