Dentaduras substituem dentes ausentes e são feitas sob medidas para os pacientes
Muitas pessoas sofrem com a perda de dentes no decorrer da vida, seja por decorrência de doenças, lesões ou outros problemas. Isso pode acabar dificultando a realização de algumas tarefas básicas do nosso cotidiano. Para isso existe a dentadura, com auxílio dela as pessoas com dentes ausentes podem voltar a comer, falar e sorrir.
Um fato curioso é que muitos ainda têm vergonha ou um certo receio em utilizar as dentaduras. Mas, não se acanhe, a grande verdade é que muitas pessoas que possuem os dentes danificados ou ausentes gostariam muito de trocá-los por uma dentadura limpa, brilhante e branquinha.
A dentadura é uma prótese dentária, e se encaixa no grupo das próteses totais removíveis. Ela é uma substituição sob medidas para dentes ausentes e pode ser retiradas e colocada novamente na boca. Trata-se de uma estrutura móvel formada por dentes de acrílico, imitando cor, formato e tamanho da arcada dentária original do paciente.
Grupos de próteses dentárias
Além do grupo das prótese totais removíveis, usadas por pacientes que perderam todos os dentes, existem ainda 3 principais grupos de próteses dentárias. São elas:
- Prótese parcial removível (PPR Roach): essa prótese dental é recomendada em casos onde o paciente ainda possui boa parte dos dentes. Não é necessário o desgaste ou remoção dos dentes remanescentes, e sua instalação é feita a base de conectores e grampos que garantem a segurança. Eles fazem com que a prótese não caia com a movimentação natural da boca do paciente.
- Prótese Fixa: normalmente é utilizada para suprir a falta de um ou poucos dentes deteriorados pelo crescimento de uma cárie. Em casos onde é necessário fazer canal, é cimentada uma prótese unitária em cima da região. Caso o dente já tenha passado por diversos tratamentos, não é necessário o tratamento de canal, apenas o desgaste do dente para que uma prótese de cerâmica possa ser acoplada.
- Prótese flexível: esse tipo de prótese surgiu como uma alternativa às tradicionais próteses removíveis. Com uma resina flexível, não existe mais a necessidade de grampos e estruturas necessárias às próteses tradicionais. Em geral, esse tipo de prótese é recomendada para pacientes idosos, para fazerem o papel de uma prótese provisória em casos de reabilitação.
Quanto tempo poderá levar para eu me acostumar com minha prótese?
Dentaduras novas, principalmente em pacientes que nunca utilizaram prótese dental, podem provocar uma sensação estranha por algumas semanas até que o indivíduo se acostume com elas.
No período de adaptação, a dentadura fixa pode parecer frouxa até que os músculos das bochechas e da língua aprendam a segura-la e mantê-la em posição.
Normalmente o fluxo de saliva aumenta consideravelmente durante o período de adaptação e em alguns casos podem aparecer irritações ou feridas nas regiões de contato da boca com a prótese dental.
Com o tempo, o corpo tende a acostumar e esses problemas tendem a diminuir.
Porém, após a instalação da dentadura geralmente são necessárias 2 ou 3 consultas com o dentista para verificar se está tudo em ordem durante o processo de adaptação.
Como deve ser a alimentação com dentadura?
A alimentação exigirá um pouco de prática. Num primeiro momento, dê preferência a alimentos macios e cremosos. Á medida que for você for se acostumando e evoluindo, você poderá mastigar alimentos mais consistentes e voltar para a dieta normal.
O segredo é mastigar utilizando os dois lados da boca simultaneamente para que a dentadura fixa não corra o risco de sair do lugar.
Pronunciar algumas palavras pode exigir certa prática. Ler em voz alta e repetir palavras complicadas pode ajudar com esse problema. Se sua dentadura fizer barulho enquanto você fala, fale mais devagar.
Você pode sentir a dentadura ocasionalmente escorregando ao tossir ou sorrir. Reposicione a dentadura mordendo delicadamente e engolindo. Se algum problema de fala persistir o aconselhável é sempre consultar seu dentista.