Cúspide em garra pode prejudicar a oclusão dentária

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda quais são as causa e tratamentos para o problema

Anomalias de formação dentária são bastante comuns e acometem diversos pacientes. Entre as mais famosas, podemos citar a microdontia e a macrodontia. Mas por acaso você conhece a cúspide em garra?

Apesar de não ser tão conhecida, a cúspide em garra deve ser acompanhada de perto pelo dentista. Somente assim ela poderá ser tratada da maneira correta.

Cúspide em garra é uma disfunção que acomete o órgão dentário, onde este adquire uma ponta (cúspide) extra. Geralmente, a anomalia se dá na face lingual ou palatinal do dente, regiões que ficam voltadas para a nossa língua.

A doença é relativamente rara, podendo acometer tanto os dentes decíduos quanto os permanentes. Ainda é interessante ressaltar que ela é mais recorrente nos dentes incisivos centrais superiores.

Sobre a Cúspide Dentária

A cúspide é uma unidade funcional dos dentes posteriores e dos caninos. Ela ajuda na mastigação e na oclusão. Ainda, ela é configurada por arestas, vertentes, sulcos e ápice.

É importante saber que a cúspide vai sofrendo desgastes com o decorrer do tempo devidos às forças da mastigação. Não se assuste porque isso é extremamente normal!

Entretanto, é sempre bom ficar atento a força aplicada durante a escovação para não desgastar ainda mais essas estruturas tão importantes.

Por serem características exclusivas dos posteriores e caninos, elas só podem ser encontradas nos dentes pré-molares, molares e caninos. Elas são muito importantes pois auxiliam em processos como:

  • Manutenção da distância entre a maxila e a mandíbula;
  • Mastigação;
  • Manutenção de uma correta oclusão dentária.

Etiologia da cúspide em garra

Infelizmente, a causa para essa anomalia dentária ainda não é conhecida. Assim, pode ser que o seu tratamento seja um pouco prejudicado.

Entretanto, alguns especialistas apontam que a disfunção na formação dentária possa ter origem genética e até mesmo ambiental.

Quais são os sintomas para cúspide em garra?

No geral, as cúspides em garra são assintomáticas. Entretanto, é sempre bom lembrar que o formato dos dentes pode interferir no seu encaixe.

Logo, assim como acontece em casos de microdontia e macrodontia, o paciente que possui incisivos centrais com cúspide em garra pode enfrentar seríssimos problemas de oclusão.

Esse tipo de incômodo pode evoluir, proporcionando a formação da mordida cruzada e até mesmo de disfunções mais sérias na articulação temporomandibular.

Além disso, o paciente pode enfrentar problemas para realizar a higiene dos dentes e também sofrer com a questão estética de seu sorriso.

Existe tratamento para a cúspide em garra?

O tratamento varia bastante, de acordo com a condição da boca de cada paciente. Assim, para um melhor diagnóstico é realizada uma bateria de exames criteriosos, como o clínico e o radiográfico por exemplo.

Com isso, o tratamento pode ser desde um mero acompanhamento periódico até mesmo uma mini-cirurgia para a remoção da porção dental que está em excesso.

Cabe ao dentista realizar o diagnóstico precoce e estabelecer um tratamento individualizado para cada um de seus pacientes que enfrentam a cúspide em garra, visando prevenir ao máximo o surgimento de outras desordens bucais.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.