CLÍNICAS

O que é CRO? Entenda sua importância na odontologia

O que é CRO? Entenda sua importância na odontologia

O órgão regional tem uma função essencial na fiscalização e organização da Odontologia nos estados

Todas as grandes profissões da área da saúde possuem órgãos federais e regionais. No caso da odontologia, os dois principais são o Conselhe Federal de Odontologia e o Conselho Regional de Odontologia, o CRO.

O CRO é uma sigla muito importante para todos os dentistas. Então vamos abordar todos os aspectos deste órgão, para não sobrar nenhuma dúvida!

O CRO é o Conselho Regional de Odontologia e está presente em todos os vinte e seis estados do país. Esse órgão é ligado ao CFO, o Conselho Federal de Odontologia, mas tem funções únicas e certa autonomia. Suas funções principais são regulamentação e fiscalização da profissão.

Atuação do Conselho Regional

O conselho regional de odontologia regulam todas as atividades ligadas a odontologia. Os dentistas (de todas as especialidades), os técnicos e auxiliares de saúde bucal são três tipos de profissionais que precisam ser registrados no conselho.

Além disso, eles também prestam contas, podendo ser punidos caso descumpram alguma das regras da odontologia.

O conselho também recebe denúncias e cabe ao CRO analisar e julgar os casos. O órgão também pode impor penalidades aos infratores, se necessário.

A fiscalização, no entanto, não se limita as denuncias recebidas. Essas ações impedem que haja clínicas ilegais e profissionais irregulares em atuação.

Também a atividades para a promoção da ética profissional e da capacitação dos profissionais atuantes. O conselho regional atua sempre em nome dos profissionais e da valorização da odontologia!

Carteira do CRO

O diploma não é suficiente para regulamentar um profissional da odontologia.

Para que dentistas, técnicos e auxiliares da saúde bucal (TSB e ASB) atuem, é preciso que haja um registro e a emissão da carteira do CRO no estado em que o profissional irá atuar.

Embora o registro do dentista no CRO seja mais conhecido, muitos TSB e ASB não sabem que também precisam se registrar.

A carteira só é expedida para profissionais que provem sua capacitação.

Isso garante que o mercado tenha apenas profissionais realmente preparados, resguardando pacientes de futuros problemas odontológicos causados por profissionais.

Regularização das clínicas

As clínicas e consultórios odontológicos também precisam ser regularizados! Para isso, você deve registrar seu local na CRO do seu estado.

Todas as CROs possuem sites com todas as informações sobre as documentações necessárias. Neste link, você consegue encontrar todos os sites!

Como surgiram os CROs?

O movimento que levou a criação dos conselhos CFO e CRO começou na década de 50. No entanto, apenas em 1960 os profissionais da odontologia começaram a ver seu sonho ganhando forma.

O então Ministro da Saúde, Dr. Pedro Paulo Penido, que era cirurgião-dentista, enviou ao Presidente da República o anteprojeto de lei que instituía o Conselho Federal e Estaduais de Odontologia. Juscelino Kubitschek, então presidente do Brasil, aprovou o projeto que ainda teve que passar pelo Congresso Nacional.

Apenas em 1964, no dia 14 de abril, a Lei nº 4.324 foi promulgada. Nasceu assim o Conselho Federal de Odontologia e os Conselhos Regionais de Odontologia.

A importância do CRO

Depois de entender todo o trabalho feito pelo conselho regional e a relação do cro com o dentista, sua importância fica mais clara. O órgão protege os profissionais e garante que seus direitos e deveres sejam respeitados!

Por isso, não deixe de se envolver com seu CRO e entender as dinâmicas da sua região. Lembre-se: o órgão foi criado para você!

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também